Duas gerações juntas em prol do crescimento e da diversificação do plástico

03/04/2019

A parceria já vem de longa data. Quando Hagop Filho completou 15 anos, o pai Hagop Guerekmezian deu início ao seu treinamento na Karina Plásticos fazendo com que o jovem passasse por todos os setores. Ao se formar em engenharia mecânica, o pai perguntou: "E aí, você vai ficar mesmo na empresa?" E o filho respondeu sem ter dúvidas: "Sim, vou ficar!". Depois disso, a empresa da família realmente se transformou.

Com sede na cidade de Guarulhos (região metropolitana de São Paulo) desde a sua inauguração em 1979, a empresa começou a produzir a partir de material reciclável, compostos de PVC para solados e calçados. Nos anos 90, com investimentos em tecnologia de fabricação, inovação, capacidade produtiva e ampliação do portfólio de compostos de PVC, a empresa concentrou seus esforços em ampliar a competitividade no mercado para se tornar líder da América Latina.

Nova sede para abrir horizontes

Com a inauguração em 2004 de uma fábrica maior e totalmente automatizada, a empresa ganhou novos horizontes, como conta o filho Hagop: "Foi tudo muito bem planejado. A transferência para a nova sede construída ao lado foi feita aos poucos para não afetar o desempenho". Quatro anos depois, a vontade de Hagop Filho de continuar a seguir os passos do pai foi decisiva para a companhia dar um passo além.

O know-how em compostagem serviu para iniciar a fabricação de produtos a partir de outros polímeros como o polietileno (PE), polipropileno (PP) e o acetato-vinilo de etileno (EVA). Em pouco tempo, a Karina atuava nos setores de masterbatches , aditivos, concentrado de cores e minerais, compostos micronizados para rotomoldagem e compostos a base de PE reticulados e livres de halogêneos para o mercado de fios e cabos, além de compostos sustentáveis a base de PE verde e, recentemente, desenvolveu o portfólio de compostos a base de borracha termoplástica (TR) e (TPE).

Em novembro deste ano, a Karina Plásticos vai completar 40 anos como uma das composteiras mais diversificadas do mundo e uma das maiores empresas do setor de compostos termoplásticos, graças ao trabalho de empreendedorismo de duas gerações. O pai Hagop sente orgulho em ver que o filho 'Hagopinho' possui um pouco de cada uma das suas características profissionais e acredita que o seu negócio está bem encaminhado: "O nome Karina é muito forte, quando nossa área comercial se apresenta para clientes ou fornecedores é sempre muito bem recebida".

A empresa exporta hoje para mais de 20 países. Hagop Filho cita o PICPlast como ferramenta fundamental de exportação e está feliz com a parceria com a Braskem para o desenvolvimento de mercado. Para ele, o maior desafio é continuar a desenvolver novos produtos e tecnologias: "Nossos planos estão na expansão contínua e sustentável, posição de liderança nos mercados em que atua, com uma cultura orientada para resultados, diferenciação e inovação, sempre com qualidade e segurança".