Eventos
No dia 31 de dezembro acontece a 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Durante a ocasião, o Movimento Plástico Transforma realizará a ação de coleta dos copos plásticos de água utilizados pelos participantes. Esta será a quarta edição da iniciativa, que tem como parceiros a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.
Ao longo dos 15 km do percurso da corrida serão distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, são descartados nas vias. Uma equipe contratada pelo Movimento coletará as embalagens, que serão transportadas até a cooperativa de catadores, YouGreen, onde serão beneficiados com a retirada do lacre de alumínio. Posteriormente, os copos serão levados para a Plastimil, onde ocorrerá a fabricação da resina reciclada. Finalizando o processo, a matéria-prima reciclada será transformada em novos produtos, que serão doados e retornarão à sociedade.
Com a ação, o evento almeja atingir resíduo zero de material plástico, ou seja, nenhum copo chegará aos aterros sanitários. Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público sobre a importância da reciclagem e da economia circular.
A corrida vai reunir 35 mil participantes neste ano. Neste sentido, o fornecimento de água se faz essencial para a hidratação dos atletas e a embalagem plástica é a mais apropriada para o corredor ingerir o líquido de forma rápida e segura. Além disso, esse tipo de material é bastante versátil, o que facilita a possibilidade de sua transformação em ampla variedade de itens.
Edições anteriores
Na última edição da ação, realizada em 2022, foram fabricadas 214 mesas e 420 cadeiras a partir de matéria-prima vinda dos 190 mil copos plásticos coletados durante a corrida, beneficiando cerca de 682 crianças de escolas públicas de Pernambuco. Em 2021, a ação transformou os 95 mil copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo. Já em 2019, as embalagens foram transformadas em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no Interior de São Paulo.
Continue LendoEventos
Entre 25 e 30 de julho, das 10h às 16h, o Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), promoverá no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, a ação "Oficina Divertida de Economia Circular - Garra Transformadora".
A atividade tem como objetivo educar de forma divertida e lúdica a sociedade sobre sua função como protagonista na economia circular, gerando visibilidade e engajamento de adultos e crianças sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos.
Para isso, os participantes serão convidados a descer em uma garra gigante e pegar algumas peças ilustrativas. Depois, deverão separar as peças em duas lixeiras, uma para orgânicos e outra para recicláveis. Ao final da atividade, cada participante ganhará um brinde especial e um convite para visitar o Espaço Economia Circular do Plástico, localizado no piso superior do Museu Catavento.
Serviço:
"Oficina Divertida de Economia Circular - Garra Transformadora"
Local: Museu Catavento - na Tenda, espaço externo do museu
Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 16h
Preço: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.
Continue Lendo
Institucional
No dia 27/05, a partir das 9h, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio e da Pólen, e o Movimento Plástico Transforma, iniciativa da Braskem e da ABIPLAST, convidam cariocas e turistas para a 2ª edição do mutirão de limpeza, dessa vez na praia de Copacabana (RJ). A ação tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos nas praias. O ponto de encontro para voluntários e demais interessados na causa será no quiosque Arrastapé, na Avenida Atlântica, em frente à Rua República do Peru, próximo ao posto 3.
Essa é a segunda edição do mutirão de limpeza organizado pelo Movimento e o Recicla Orla. A primeira edição, realizada em novembro de 2022, reuniu mais de 60 voluntários que recolheram 80 quilos de resíduos recicláveis na praia do Leme (RJ).
A iniciativa visa estimular a população local e visitantes para que possam fazer a sua parte em prol de um futuro mais limpo e sustentável. Pensando nisso, serão realizadas atividades de coleta de resíduos descartados e deixados nas areias da praia de Copacabana, com posterior triagem educativa desses resíduos coletados e envio para reciclagem, com o intuito de destinar corretamente o máximo possível de resíduos. Segundo Nathália Barreto, gerente de ESG da Orla Rio, o evento é uma oportunidade para que as pessoas se envolvam de forma ativa, contribuindo para a preservação das areias cariocas.
"É sempre importante levantar bandeiras sustentáveis. Queremos levar ao conhecimento da sociedade a importância da economia circular e do descarte correto de resíduos usados no dia a dia, inclusive os descartados em momentos de lazer, como nas praias. Toda a sociedade está convidada a participar desta ação", comenta Nathalia Barreto.
"Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos", complementa Mariana Cardoso, representante do Comitê Técnico do Movimento Plástico Transforma.
Para participar, os voluntários devem se apresentar no ponto de encontro, localizado no Quiosque Arrastapé, em Copacabana. O Recicla Orla e o Movimento Plástico Transforma farão a recepção e a passagem de todas as informações necessárias para a participação no evento, que contará com um bate-papo sobre a importância da ação, distribuição de materiais para a coleta e um momento para café da manhã.
Em sua área de ESG, a Orla Rio vem implementando cada vez mais programas sustentáveis que englobam iniciativas diversas para impulsionar a economia circular e minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente. Há quatro anos, o Recicla Orla nasceu para garantir a reutilização sustentável de resíduos como vidro, papel, papelão, plástico e metal. O projeto, idealizado em parceria com a Pólen, começou com lixeiras instaladas em quiosques na praia do Leblon, em 2019, e atualmente já se estendeu por toda praia de Ipanema, com PEVs até o Arpoador.
Com o objetivo de intensificar a política de preservação do meio ambiente, gerar energia limpa e construir a primeira Orla Verde do Brasil, os quiosques da Orla Rio já começaram a ser abastecidos com energia renovável. Recentemente, a concessionária firmou uma parceria com a startup Nextron, a primeira clima tech do país, que tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável, e desta forma nasceu o Projeto Solis.
Serviço:
2ª edição Recicla Guaíba
Data: 27 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Posto 3 Copacabana
Avenida Atlântica - em frente à Rua República do Peru
Institucional
Simone Carvalho, integrante do Comitê Técnico do Movimento Plástico Transforma (MPT) e assessora técnica da ABIPLAST, concedeu entrevista ao jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro, durante o Jornal da Manhã, da Rádio Novabrasil FM, sobre o que é mito e verdade no que se refere à reciclagem do plástico.
Durante a participação no programa, a especialista esclareceu diversas dúvidas dos ouvintes e transmitiu informações valiosas sobre a separação e o descarte correto dos resíduos plásticos.
Para ouvir a entrevista completa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=z-V_5vY-tqAA Continue LendoMercado
A expedição Plastic Odissey, patrocinada pela L'Occitane, que ficará atracada no Porto do Recife (PE), até o dia 22 de maio, em uma embarcação com 30 tripulantes, treinará empreendedores locais para o manuseio de máquinas para reciclagem de plástico.
O projeto que partiu do porto de Marselha, na França, em outubro de 2022, visitará 30 portos de três continentes, em três anos, com a expectativa de capacitar aproximadamente 300 empreendedores até 2024.
A expedição foi destaque em matéria do jornal Propmark. Para saber mais acesse: https://propmark.com.br/expedicao-plastic-odyssey-chega-ao-brasil-com-patrocinio-da-loccitane/
Continue Lendo