Economia Circular
O PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou o Projeto Encadeamento Produtivo PICPlast, que ocorreu em empresas do Rio de Janeiro, contando com apoio do SIMPERJ - Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto contou com a participação de 15 companhias que inscreveram seus representantes para participarem do treinamento dividido em módulos como de gestão financeira, marketing, líder coach e gestão de pessoas. Ao todo, as companhias conquistaram um aumento de 63% na competitividade, 15% na produtividade e 10% no faturamento.
De acordo com Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, o encadeamento produtivo tem como foco aumentar a competitividade, a cooperação, a competência tecnológica e de gestão das empresas. "O projeto tem como objetivo melhorar a gestão empresarial, produtividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas do setor plástico, o que, consequentemente, gera empregos e contribui para o fortalecimento da economia local e nacional", afirma.
Veja abaixo um vídeo com depoimento das empresas que participaram do projeto.
Continue Lendo
Economia Circular
A 3M do Brasil lançou sua primeira linha de embalagens produzidas com 100% de plástico reciclado, criada a partir de polietileno reciclado pós-consumo (PCR). Os frascos dispensam o uso de plástico virgem. As embalagens serão utilizadas na linha de polimento da área automotiva da companhia.
O frasco, criado e produzido no País, é o primeiro da 3M na América Latina a utilizar 100% de plástico PCR. A produção ocorre por meio da triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resina pós-consumo granulada, utilizando embalagens recicláveis com registro de procedência e rastreabilidade, que validam a autenticidade das matérias-primas.
Segundo a 3M, a embalagem teve ótimo desempenho mecânico e a performance validada por meio de testes de confiabilidade, como o de envelhecimento acelerado a quente, de acordo com a exigência da ANVISA de avaliação da vida útil na prateleira, testes de compatibilidade química, adesão do rótulo ao novo frasco e à logística da fábrica, até os pontos de venda.
Para mais informações, clique aqui .
Continue LendoEconomia Circular
Foto: Divulgação
Como parte importante das ações voltadas ao Dia Mundial da Reciclagem, a Unilever Brasil anunciou no último dia 17 a inserção de mais de 10 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens dos produtos de 4 marcas da companhia. Com essa iniciativa, a empresa alcançou volume de quase 30 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens de suas marcas nas diferentes categorias de produtos.
A grande novidade ficou por conta do uso de polipropileno monomaterial nos materiais recicláveis de duas marcas de alimentos, ampliando a reciclabilidade do material reciclado, método ainda pouco desenvolvido mundialmente, segundo informações oficiais da companhia.
Essa ação faz parte do plano de metas até 2025, inserido no pilar "Um Mundo Livre de Resíduos" do plano estratégico de negócios voltados ao ESG da Unilever. O dia 17 de maio é reconhecido mundialmente como Dia Mundial da Reciclagem e foi instituído pela UNESCO como modo de trazer reflexões sobre a necessidade de realizar o descarte correto de materiais em prol da sustentabilidade do planeta.
Continue LendoEconomia Circular
Foto: Divulgação
Um novo processo de reciclagem de polímeros utilizado na fabricação de embalagens consumidas em larga escala, como garrafas PET ganhou destaque na edição mais recente da Revista Green Chemistry. O método foi desenvolvido na Universidade de Aveiro, em Portugal, utilizando solventes químicos que permitem a reutilização do plástico infinitamente.
De acordo com os cientistas envolvidos na criação do novo método, o processo funciona de forma simples e inovadora, a partir da mistura de componentes químicos com ponto de fusão mais baixo dos componentes originais. Com esse processamento, é possível garantir níveis mais baixos de toxicidade e biodegrabilidade, transformando a reciclagem em algo mais simples e sustentável.
Clique aqui para conhecer mais sobre o processo.
Continue LendoEconomia Circular
A Starbucks Brasil anunciou o lançamento de uma nova iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular "Ciclobom" que vai transformá-los em luvas de copos para bebidas quentes.
Lançado pela primeira vez em 2021, como um programa piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o projeto já coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em 9 lojas em São Paulo, com a intenção de expandir para 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.
Os clientes podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas nas lojas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel.
O plástico é enviado para reciclagem enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.
Saiba mais em:
https://embalagemmarca.com.br/2022/04/starbucks-brasil-lanca-iniciativa-de-reciclagem-de-copos-descartaveis/