Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul
Comercialização da resina, produzida a partir da reciclagem química, é feita para a Copobras que usará o material em embalagens flexíveis

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, concluiu a venda de polietileno (PE) circular, produzido a partir da reciclagem química, para o Grupo Copobras. É a primeira vez que a petroquímica comercializa tal resina circular na América do Sul e o material será utilizado pela Copobras para a produção de embalagens flexíveis no segmento de pet food.
O PE circular da Braskem, assim como todos os demais produtos circulares da companhia, integra o portfólio Wenew, que busca alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. A matéria-prima usada na produção desta resina circular foi fornecida pela Neste, empresa finlandesa de refino. Em 2024, as duas companhias assinaram um acordo para o fornecimento de matérias-primas circulares e bio-circulares voltado à produção de resinas e produtos químicos.
"É o nosso primeiro case de reciclagem química na América do Sul. Tivemos a matéria-prima oriunda da parceria com a Neste, a nossa atuação na produção da resina circular e a venda para a Copobras. Esse é um grande marco da companhia na direção do desenvolvimento sustentável e da concretização da economia circular", afirma Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios da Braskem na América do Sul.
A circularidade por meio da reciclagem química já é reconhecida pela Anvisa e tal processo produz monômeros de alta pureza, sendo indistinguíveis dos monômeros originais de origem virgem. Portanto, os materiais estão em total conformidade com a regulamentação aplicável para serem usados, sem a necessidade de autorização específica, em embalagens que entram em contato direto com alimentos. Isso é um grande avanço e diferencial, pois destrava uma gama abrangente de novas aplicações nas quais a reciclagem mecânica tem dificuldades de suprir por questões técnicas e de regulamentação.
Essa primeira venda na América do Sul concretiza as iniciativas da Braskem em prol da reciclagem química e na construção de um portfólio de produtos cada vez mais sustentáveis. Desde 2021, a companhia investe no tema, seja por meio de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias ou pela aquisição de matérias-primas circulares, produzidas via pirólise. Além disso, o PE circular, fornecido para o Grupo Copobras, possui certificação ISCC Plus, reiterando a qualidade e circularidade do produto.
"O processo de desenvolvimento do PE circular da Braskem é de altíssima qualidade e temos muito orgulho de termos sido os primeiros a utilizar tal resina. Soluções como essas devem se tornar cada vez mais presentes no mercado para que consigamos garantir padrões sustentáveis para o setor como um todo. E esse é um caminho fundamental para atendermos as demandas dos consumidores e brand owners por mais sustentabilidade nos produtos", afirma Morgana Bon, gerente Engenharia de Produto do Grupo Copobras.
Em busca do desenvolvimento sustentável
A estratégia de economia circular da Braskem está focada no desenvolvimento de produtos e soluções alinhados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E isso inclui a criação de tecnologias e a comercialização de produtos oriundos da reciclagem mecânica e química, o que consolida a companhia em economia circular e expande o portfólio Wenew por meio de soluções que atendem às necessidades dos clientes.
Além disso, o portfólio de resinas Wenew se destaca pelos ganhos com a redução de até 48% nas emissões de carbono, em comparação com resinas virgens convencionais. E o novo PE circular da marca entra no portfólio como mais um aliado rumo ao alcance da meta de circularidade da Braskem - expandir as vendas de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas até 2030.
Sobre a BraskemA Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.
Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Sobre o Grupo Copobras
O Grupo Copobras é líder em seus segmentos de atuação e conta com mais de 50 anos de história, marcando presença na vida das pessoas. Suas marcas incluem a Incoplast, referência em embalagens flexíveis, com destaque no mercado de pet food, e a Copobras, especializada em soluções descartáveis recicláveis. Com 13 unidades produtivas espalhadas por 6 estados brasileiros, nossa atuação se estende tanto ao mercado nacional quanto internacional, alcançando diversos países.
Mais informações: https://www.copobras.com.br
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
