Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental
Solução foi desenvolvida em parceria com Graham Packaging, Amazu e Cazoolo, o LAB de design de embalagens circulares da Braskem

A Danone Brasil, líder em produtos lácteos e de nutrição especializada, acaba de dar mais um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável. A companhia anuncia o lançamento da nova embalagem de 100 g para seus produtos lácteos - como Activia, Danoninho e Actimel - que combina alta performance técnica com design inspirado na natureza e na redução significativa da geração de resíduos no fim de vida do produto.
Resultado de um projeto colaborativo que contou com o apoio do Cazoolo - Lab de design de embalagens circulares da Braskem -, da Amazu e da Graham Packaging, para o desenvolvimento da nova embalagem que está alinhado a visão de longo prazo da Danone de aliar inovação à sustentabilidade. O projeto foi inspirado em padrões de design da natureza, onde foram avaliados designs como as formações dos corais, a carapaça dos tatus e as trombas dos elefantes. O objetivo foi alcançar um modelo inovador com padrão de textura hexagonal (semelhante ao das colmeias das abelhas) que garantisse maior estruturação do frasco e otimizasse os processos de envaze, distribuição e transporte.
"Estamos orgulhosos de entregar ao mercado uma solução que reforça o nosso compromisso de ser uma empresa cada vez mais sustentável e inovadora. Essa nova embalagem traduz a nossa estratégia de otimizar o uso de plástico e, ao mesmo tempo, melhorar a performance ambiental dos nossos produtos. Desde 2015, já reduzimos globalmente em 38% nossas emissões de carbono, e essa inovação é mais um marco importante nesse caminho", afirma Gustavo Alvarez, Diretor de R&I da Danone Brasil.
A nova embalagem possui um design biomimético e é 8% mais leve do que a anterior, sem comprometer sua integridade ou funcionalidade e conseguindo uma redução no impacto ambiental, conforme a Avaliação de Ciclo de Vida realizada. "Desenvolvemos o projeto em parceria, de forma extremamente colaborativa, buscando referências na natureza para solucionar os desafios. Com isso, chegamos a um design inovador que atendeu a todos requisitos planejados, complementa Mathew Joseph, diretor geral da Graham Packaging.
Muito foco e estudo sobre circularidade
O desenvolvimento do projeto foi um trabalho de intensa colaboração entre especialistas da Danone, as equipes da Graham Packaging, a consultoria Amazu Biomimicry e a equipe do Cazoolo. Em um sprint que durou 5 dias e teve como objetivo reunir os times para redesenhar a embalagem com foco na economia circular através da biomimética, ciência que se inspira nas soluções encontradas na natureza ao longo de bilhões de anos de evolução. Além disso, foi utilizada a metodologia de Design for Environment (DfE) que usa a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para mapear o impacto ambiental da embalagem durante toda a etapa do desenvolvimento.
"Durante as etapas de criação, foram propostas dinâmicas que aceleraram o processo de inovação e fizeram com que chegássemos a uma solução que endereçasse o desafio da marca, com ganhos econômicos e ambientais ao projeto, de forma rápida e assertiva, reduzindo os riscos, já que unimos todos os elos da cadeia para trabalharmos juntos em prol de um objetivo comum. Estamos muito orgulhosos desta que é mais uma embalagem, idealizada no Cazoolo, que chega ao mercado", afirma Yuri Tomina, head do Cazoolo. Além disso, o processo de criação contou com impressoras 3Ds para o desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade, o que foi fundamental na validação das rotas criativas, acelerando etapas e mantendo os altos padrões de qualidade e segurança. O resultado foi uma embalagem que não apenas responde às exigências técnicas, mas também comunica ao consumidor o compromisso da Danone com o planeta.
Giane Brocco, CEO da Amazu Biomimicry, comenta: "Na Amazu, acreditamos que a natureza é a maior designer de soluções eficientes e sustentáveis. Por isso, unimos forças com a Danone, Cazoolo e Graham Packaging, aplicando o método Bio Sprint para trazer as diretrizes da biomimética na criação de embalagens mais sustentáveis. Inspirados na engenharia extraordinária da natureza e em seus organismos, desenvolvemos soluções inovadoras, equilibrando alto desempenho, inovação, menor impacto ambiental e regeneração".
Essa iniciativa reforça o compromisso da Danone em reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030. A companhia, que foi a primeira grande empresa de bebidas e alimentos no Brasil a obter a certificação B Corp para todas as suas marcas, segue sua jornada rumo à certificação global até 2025, alinhada à nossa visão One Planet. One Health, que reconhece a interdependência entre a saúde das pessoas e do planeta.
Ao priorizar soluções baseadas na natureza, a Danone não apenas entrega produtos de qualidade, mas também contribui de forma concreta para a transição para uma economia circular e de baixo carbono - um movimento que deve inspirar todo o setor. "A nova embalagem de 100g traduz nossa ambição de unir inovação e sustentabilidade em cada etapa da cadeia de valor. Com design inspirado na natureza e redução significativa do peso da embalagem, reforçamos o compromisso da Danone com soluções que geram impacto positivo - do campo à mesa. Assim como fazemos com a Jornada Flora, promovendo práticas regenerativas e descarbonização na cadeia leiteira, buscamos também inovar em embalagens que respeitem o planeta e atendam às expectativas de um consumidor cada vez mais consciente", afirma Mário Rezende, Vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.
Sobre a Danone ( www.danone.com )A Danone é uma empresa centenária global e líder no setor de alimentos e bebidas, atuando em categorias com foco em saúde, crescimento acelerado e alinhadas às tendências de consumo. No Brasil há 55 anos, atua nas categorias de Produtos Lácteos Essenciais & à Base de Plantas, e Nutrição Especializada. Com uma missão de longa data de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone busca inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se com impacto positivo em termos nutricionais, sociais, societais e ambientais.
A empresa definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a geração de valor a longo prazo. Com mais de 90 mil colaboradores e presença em mais de 120 mercados, a Danone registrou vendas de ?27,4 bilhões em 2024.
Seu portfólio inclui marcas internacionais líderes (como Actimel, Activia, Danone, Danette, Danoninho, entre outras), além de marcas locais e regionais fortes (como YoPRO, Fortini, Silk, Souvenaid, NutriDay, Milnutri e Aptanutri).
A Danone está listada na Euronext Paris e também presente na plataforma OTCQX por meio de um programa de ADR (American Depositary Receipt). A empresa integra importantes índices de sustentabilidade, incluindo os gerenciados pela Moody's e Sustainalytics, bem como os índices MSCI ESG, FTSE4Good, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.
A ambição da Danone é obter a certificação global B CorpT até 2025. No Brasil, a Danone já é certificada como B CorpT desde 2021, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis, responsabilidade social e transparência.
Informações para a imprensa:
FSB Comunicação - danone@fsb.com.br
Sobre o CazooloCriado pela Braskem, o Cazoolo é o Lab de design de embalagens circulares, que como objetivo trazer inteligência coletiva para o desenvolvimento sustentável de embalagens. O Cazoolo possui uma infraestrutura à disposição da cadeia produtiva com oficina de prototipagem, para cocriação de novas soluções de embalagens e negócios. O foco do Lab é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental, que estejam alinhadas ao design para reciclabilidade, otimização do sistema de embalagens, embalagens reutilizáveis, embalagens e sistemas de refil e redesenho de embalagens por meio de uma jornada circular do consumidor.
Sobre a BraskemA Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.
Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Sobre a Amazu
A Amazu Biomimicry atua há mais de uma década oferecendo consultoria e treinamentos em biomimética e bioliderança. O propósito da Amazu é transformar a inteligência da natureza em soluções inovadoras para empresas e pessoas, utilizando metodologias exclusivas como o Bio Sprint e o Empresas como Florestas. Pioneira na introdução da biomimética no Brasil, a Amazu se tornou referência na aplicação prática desse conceito, desenvolvendo métodos autorais que conectam inovação e sustentabilidade de forma estratégica. Levamos os princípios da natureza para empresas, modelos de negócios e o desenvolvimento de pessoas, gerando valor sistêmico e impactos positivos nos negócios, na sociedade e no planeta. A natureza tem a solução para a inovação!
Mais informações: https://www.amazu.bio
Sobre Graham PackagingFundada em 1970, a Graham Packaging é líder global no desenvolvimento e design de soluções de embalagens criativas e sustentáveis ??para uma variedade de marcas de consumo líderes do setor. A empresa emprega alguns dos melhores e mais brilhantes designers de embalagens, que trazem ao mercado soluções inspiradas e baseadas em tecnologia. Com sede em Lancaster, Pensilvânia, e uma unidade de produção emblemática na vizinha York, Pensilvânia, a Graham Packaging produz aproximadamente 16 bilhões de embalagens anualmente em quase 65 fábricas na América do Norte, Europa e América do Sul.
Mais informações sobre a Graham Packaging, visite https://www.grahampackaging.com/
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
