VANTAGENS DO PLÁSTICO

Promoção e valorização das vantagens do plástico como solução sustentável para as necessidades da sociedade atual.

Para atingir tais objetivos, foi criado o Fundo Setorial.

Ações

Comunicação

O Movimento Plástico Transforma surge como uma iniciativa da cadeia produtiva para valorizar o plástico e desmistificar a imagem equivocada a respeito desse material, essencial na vida das pessoas.

O objetivo é apresentar inúmeras ações de educação e conscientização, além de muitas novidades e entretenimento, sempre mostrando de forma didática e objetiva a importância do plástico em nosso dia a dia. Acesse www.plasticotransforma.com.br

Objetivos

  • Valorizar o plástico mostrando a sua grande contribuição para as soluções da vida moderna.
  • Mudar a imagem equivocada que muitos ainda têm do plástico em relação a impactos ambientais, utilização de recursos naturais e muito mais.

Abordagem: As ações de educação e conscientização, além de muitas novidades e entretenimento, são abordadas de forma didática e objetiva, assim como a importância do plástico em nosso dia a dia.

Próximos passos: As etapas que serão realizadas em 2017 no Movimento Plástico Transforma terão como público-alvo os agentes multiplicadores e a sociedade em geral, focando nos benefícios do plástico e na possibilidade de reciclagem.

Reciclagem

1. Mapeamento da Indústria de Reciclagem no Brasil
A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade parceira do PICPlast, desenvolveu um mapeamento da indústria de reciclagem no Brasil para embasar uma série de ações a serem implementadas a partir de 2017.

O mapeamento, que teve início em agosto de 2015, tem o objetivo de fornecer informações que possibilitem a criação de ações para ampliar a reciclagem de plásticos no país.

Também foi desenvolvido o aplicativo “Reciclagem de Plásticos” para localização de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), com objetivo de incentivar a coleta seletiva. É possível fazer o download do aplicativo através da Apple Store e Google Play.

2. Plano de Coleta e Triagem de Resíduos Recicláveis para a Região ABC/SP
Elaboração de um planejamento estruturado de coleta e triagem, inicialmente, para a região do ABC paulista, contemplando sete municípios. O trabalho, desenvolvido em parceria com a consultoria Mãos Verdes, será entregue para a gestão municipal destas cidades, com a finalidade de estimular a ampliação da reciclagem de plásticos no Brasil.

Estudo Técnicos

Elaborar estudos técnicos apontando as vantagens do plástico frente a seus sucedâneos, como: análise do ciclo de vida, emissões atmosféricas, poluentes orgânicos persistentes, benefícios econômicos e impactos sociais da cadeia do plástico, redução de desperdícios a partir da utilização do plástico, comprovação da facilidade que o plástico promove à vida das pessoas e definição da linha de defesa dos principais ataques.  

Educação

Aumentar a conscientização sobre as vantagens do plástico. Atuar junto à sociedade para esclarecimentos sobre os benefícios e o descarte correto do plástico em escolas, feiras e outros eventos afins.  Além disso, conscientizar toda a cadeia produtiva do plástico sobre a importância da qualidade e normalização dos produtos ofertados.

Fundo Setorial

O que é

Criado em dezembro de 2014, o Fundo Setorial. Este Fundo capta recursos financeiros e os utiliza nas ações de promoção das vantagens do plástico e também em iniciativas que posicionam o material como uma solução sustentável capaz de atender inúmeras necessidades da vida moderna.

Como funciona o Fundo Setorial?

1. O Fundo Setorial recebe contribuições das empresas participantes, tanto das que produzem resinas como das ligadas à cadeia de transformação.

2. Com a adesão ao Fundo Setorial, a cada tonelada de resina adquirida na Braskem, a empresa que está comprando contribui com R$ 1,00 e a Braskem com R$ 2,00. Caso a empresa não seja cliente da Braskem, ela poderá fazer a sua contribuição diretamente para a ABIPLAST.

3. A gestão dos recursos é feita por um Comitê que reúne representantes da ABIPLAST e da Braskem. Este Comitê avalia e define onde serão investidos os recursos.

4. Todo o montante arrecadado pelos fornecedores participantes é destinado a uma conta que é auditada a cada seis meses.

Como minha empresa pode aderir ao Fundo Setorial?

  1. Se a sua empresa está ligada à cadeia de transformação do plástico, o primeiro passo é preencher o Termo de Adesão. Para visualizar e imprimir o Termo de Adesão, clique aqui.

    Para conhecer o regulamento completo do Fundo Setorial, clique aqui.
  2. Com o documento preenchido, entre em contato pelo e-mail picplast@picplast.com.br.
  3. Ao receber a sua solicitação de adesão por e-mail, um profissional entrará em contato para dar sequência ao processo.