26/11/2015

Você sabia? Reciclagem dos plásticos no Brasil

Você sabia que a reciclagem dos plásticos no Brasil é uma atividade que vem crescendo ao longo dos últimos anos, gerando renda e ajudando na preservação ambiental?
 
De acordo com levantamento da ABIPLAST (base 2012), o índice de reciclagem mecânica no Brasil (que t ransforma o plástico coletado em novos produtos) é de 22%, o que coloca o país na 10ª colocação no mundo entre os países que reciclam plásticos. O levantamento mostra também que a atividade  promove cerca de 350 mil empregos diretos no país.
 
Além da reciclagem mecânica existem outras duas formas de reciclar o plástico: energética e química. Na energética, é realizada a recuperação da energia contida nos plásticos través de processos térmicos. Já na reciclagem química, é feito o processo de despolimerização (craqueamento) dos materiais plásticos existentes no lixo para a produção de substâncias químicas simples (gases e óleos).
 
O Brasil tem potencial para aumentar esse número, a partir do aumento da coleta seletiva. Para se ter uma ideia, o potencial econômico desperdiçado hoje por conta do não tratamento de resíduos plásticos está na ordem de R$5,8 bilhões. O aumento da coleta seletiva promove, além dos benefícios sociais e econômicos, vantagens ambientais, como por exemplo, a retira de materiais com valor de mercado dos aterros e da natureza.
 
Há muito trabalho para tornar os números da coleta seletiva mais robustos no país. É fundamental estabelecer o diálogo de forma a aumentar a informação da população sobre todos os processos da reciclagem/produção (separação do que é reciclado, descarte, coleta seletiva, novo produto), bem como buscar o engajamento dos municípios na coleta seletiva e destinação de recicláveis, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Fonte: ABIPLAST