20/12/2019

Transformadores do sul do país se reencontram em evento do Programa de Inovação

Transformadores que participaram do Programa de Gestão de Inovação se reúnem em evento no Sul do país
Atrás apenas de São Paulo, Porto Alegre concentra o segundo maior número de transformadores da cadeia de plástico no Brasil. Muitos empreendedores do setor tiveram a oportunidade de participar de um encontro que reuniu os participantes das três turmas regionais do Programa de Gestão de Inovação, realizado pelo PICPlast em parceria com a consultoria Avantec.

Durante o evento, os transformadores visitaram o Polo Petroquímico de Triunfo e o Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, além de conhecerem a planta de Eteno Verde, unidade inaugurada em 2010 e que marcou o início da produção do polietileno verde em escala industrial e comercial.

O gerente de Qualidade e Inovação da Plastimarau, Paulo Cesar Mayer, participou da edição realizada no CETEPO, em São Leopoldo, e foi só elogios aos organizadores do encontro. "A organização e as palestras foram excelentes. Não conhecia a planta de produção, e essa foi uma ótima oportunidade de ver de perto tecnologias de ponta".
Para o líder de produção da Soprano e participante da terceira turma, Micael Piazza, a possibilidade de visitar a fábrica e os laboratórios da Braskem foram experiências bastante enriquecedoras. "A inovação está cada vez mais presente na Soprano. Temos trabalhado muito com o olhar no cliente, avaliando as necessidades para que novos produtos sejam desenvolvidos com boa assertividade".

INDÚSTRIA 4.0 e ECONOMIA CIRCULAR

Os executivos participaram também de duas palestras com especialistas do segmento de inovação e tecnologia. As exposições sobre Economia Circular e o ecossistema digital da Indústria 4.0 foram componentes importantes e motivadores para os participantes.

Durante a apresentação sobre Economia Circular, o responsável pelo Desenvolvimento de Negócios de Reciclagem e Economia Circular da Braskem, Renato Ditomaso, falou sobre os principais programas da empresa nesse segmento. Já a coordenadora do Centro de Inovação Digital, Bruna Bueno, falou sobre a influência digital e as possibilidades criadas pela Indústria 4.0.
A apresentação de Bruna foi muito elogiada pelo gerente da Plastimarau: "Minha palestra preferida foi a da Bruna Bueno, sobre tendências e novidades da Indústria 4.0. Para nós, foi extremamente importante, pois temos um time que segue um manual de inovação. Estamos com nove projetos, três deles já concluídos, e isso em apenas um ano e meio de desenvolvimento", explica Paulo Cesar.

RIO 2020

Segundo a organização do encontro de transformadores do PGI, o Rio de Janeiro será sede das novas turmas em 2020. "Teremos uma nova turma de inovação no ano que vem. Fizemos um encontro de sensibilização em novembro para apresentar e mostrar como é o programa de inovação e, a partir disso, vamos selecionar as empresas participantes", explica Fernanda Maluf, integrante do comitê PICPlast.