23/07/2018

Tornar o ambiente mais organizado e produtivo é o objetivo do Programa 5S

Tornar o ambiente mais organizado e produtivo é o objetivo do Programa 5S
Desenvolvido no Japão em 1950, o Programa 5S passou a ser amplamente usado em empresas, fábricas e indústrias para implementar uma cultura de disciplina, organização e limpeza. Todas as técnicas e ferramentas utilizadas pelo programa visam melhorar a produtividade dos processos.

"Para instituir o programa, analisamos o que a empresa está perdendo, o que ela vai ganhar e em quanto tempo e a metodologia que será usada para isso. O processo é mais orgânico nas indústrias, pois elas têm mais cultura de implementação de qualidade, já que trabalham com a especificação do produto, como a ISO 2000 ou 9000" , explica o consultor Haroldo Pinheiro.
As empresas podem selecionar o grupo de pessoas que participará do treinamento, a fim de receber capacitação técnica. Após o período de aprendizado, elas estão aptas a passar os ensinamentos para os demais membros da equipe. As mudanças dentro da companhia levam mais tempo que o treinamento, durando cerca de 3 anos. Afirma Haroldo: "Cerca de 70% do processo depende mais das pessoas, do comportamento e da disponibilidade de tempo".

Os três primeiros "S" do programa têm a ver com a utilização (Seiri), a organização (Seiton) e a limpeza (Seiso), fazendo com que o profissional analise sua área de trabalho e perceba quais itens são realmente necessários, se o local onde ele se encontra é o ideal e se aquele ambiente é propício como um todo.
Apenas com a aplicação dessa fase inicial, a mudança já pôde ser sentida na empresa Green Pallet. "Em janeiro, o comitê recebeu a orientação do 5S e ficou encarregado de repassar os ensinamentos aos outros membros da empresa. Assim, todos foram envolvidos e puderam aplicá-lo nas suas áreas. Como resultado, desde abril o índice de produtividade evoluiu, saindo de 68% para 85%" , explica Jorge Fraga, gerente industrial.

Na segunda fase do programa, o senso de padronização (Seiketsu) é colocado em prática, tornando comum uma série de valores aos funcionários, para que a ordem e a boa convivência sejam mantidas. Como consequência, o senso de disciplina (Shitsuke) também é trabalhado. Dessa forma, antigos e novos funcionários entram em acordo para trabalhar numa mesma sintonia. "Desde que a direção aceitou o programa e começou a colocá-lo em prática, a equipe se mobilizou e também aderiu ou reforçou outros programas. Nós tivemos o dia D, quando paramos todo e qualquer setor da fábrica para limpar e organizar os materiais, assim, tivemos um aproveitamento melhor" , afirma Giovani Oliveira, gerente de qualidade da Sulforte.