06/04/2018

Think Plastic Brazil capacita o transformador rumo ao mercado exterior

Think Plastic Brazil capacita o transformador rumo ao mercado exterior
Atua no mercado de transformação e sempre sonhou em exportar? Este é o momento para conhecer mais sobre o Think Plastic Brazil, o programa de incentivo à exportação do plástico transformado brasileiro. Ao expandir os negócios para outros países, o transformador conta com inúmeros benefícios, desde contato com novas tecnologias, tendências de produtos e melhores práticas até proteção contra variação cambial e aumento de competitividade. A proposta do Think Plastic Brazil é dar todo o suporte necessário para quem deseja encarar esse desafio.

"O Think Plastic Brazil é o maior aliado que uma empresa de transformação pode ter para desenvolver suas exportações, sejam aquelas que estejam iniciando-se no processo, sejam as que já são iniciadas e estão buscando consolidar sua participação no mercado externo", afirma Edison Terra, vice-presidente de Poliolefinas da Braskem. De acordo com o executivo, nesta nova fase, o programa de incentivo irá aumentar tanto a coordenação como a complementaridade, no sentido de capacitar e incentivar o empreendedor a seguir o caminho da exportação.

A ascensão econômica em mercados estrangeiros também é um forte atrativo para quem pretende atuar além das fronteiras. Segundo José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST, "trata-se de uma grande oportunidade para que transformadores incrementem a exportação e desenvolvam novos canais de venda no mercado internacional". De acordo com o executivo, uma empresa de sucesso deve considerar em sua estratégia de negócios a distribuição de suas vendas entre mercados interno e externo. "Além de aprender com novos mercados, é a chance de desenvolver novos produtos, de ter novas aplicações de iniciativas realizadas lá fora e que podem servir para nosso mercado interno. O Think Plastic Brazil tem uma experiência grande de trabalho juntos às empresas exportadoras, e neste novo ciclo o objetivo é apoiar ainda mais os empreendedores que desejam atuar no mercado internacional, inclusive na análise e inteligência para saber quais os melhores destinos para exportar."
Outro destaque desta nova fase do programa é a possibilidade de um atendimento personalizado, de acordo com o perfil da empresa. "Buscamos atender as empresas de forma personalizada, entendendo suas diferentes demandas. Este apoio individual é fundamental para o setor, tendo em vista que temos uma indústria muito rica e diversa, que tem necessidades específicas", afirma Miguel Bahiense, gerente de projetos do Think Plastic Brazil. Ainda de acordo com o gerente, o programa contempla desde empresas com forte cultura exportadora até as que não exportam, com o intuito de capacitá-las para que possam atender às expectativas internacionais.

O especialista em exportações do Think Plastic Brazil, Richard Assis, explica que, ao optar por vender para o mercado estrangeiro, o empresário deve ter em mente que este é um trabalho que requer tempo e dedicação. "É necessário se comprometer com todas as etapas que envolvem o processo de exportação, desde o credenciamento junto à Receita Federal até as capacitações oferecidas pela equipe Think Plastic Brazil", garante. Durante o processo de preparação dado pelo programa, o transformador entenderá quais produtos são mais elegíveis ao mercado externo e como deve ser a precificação desses produtos, que países são potenciais compradores, as exigências técnicas de cada local e quais as adequações necessárias para o site e os demais materiais de comunicação da empresa. "É interessante também que o empresário considere ter uma pessoa, dentro de sua estrutura interna, dedicada a este processo, apta a dar suporte operacional". Richard enfatiza que a equipe do Think Plastic Brazil estará ao lado do transformador durante toda esta jornada. "Nós oferecemos a orientação necessária, inclusive para o desenvolvimento de um primeiro plano básico de exportação, no qual será possível traçar metas em comum e acompanhá-las".