13/09/2018

Seminário aborda a geração de valor na cadeia do plástico

Seminário aborda a geração de valor na cadeia do plástico
A região de Porto Alegre é muito relevante para a cadeia do plástico, já que concentra o segundo maior número de transformadores da indústria no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Esse é um dos motivos de o PICPLAST ter levado para Porto Alegre o Seminário sobre Vendas e Mercado, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral. Para o presidente do Sinplast, Edilson Deitos, esse tipo de capacitação é fundamental para o mercado.

Para Paula Pariz, integrante da área de Projetos da ABIPLAST, eventos como esse são enriquecedores para as empresas do setor por trazerem novas perspectivas para os agentes do mercado: "Saímos da lógica comercial focada no discurso técnico para inovar a forma de pensar o desenvolvimento do negócio, buscando a cogeração de valor junto ao cliente".
Novas perspectivas de mercado

A professora da FDC, Áurea Ribeiro, apresentou o evento, que contou com a presença e a participação de empresários e profissionais do setor de transformação do plástico do Rio Grande do Sul. O intuito da palestra, segundo Áurea, foi despertar o interesse dos empresários e técnicos para a importância da adoção de novas estratégias comerciais.
A professora afirma que as empresas precisam agregar cada vez mais valor ao produto, com base nas necessidades dos clientes.
"Quem cria o valor de um negócio é o cliente. Por isso, o empresário precisa buscar uma aproximação para entender as demandas desse cliente e se posicionar como um fornecedor de valor".
A partir de parceiras com instituições renomadas como a FDC, o IPT e o Sebrae, as iniciativas do PICPlast já beneficiaram mais de mil empresas do setor desde 2013 e o que mais chamou a atenção de uma das participantes, Bruna Hoffmann Azevedo, gerente da Flexiplast, foi como a palestrante conseguiu tirar os participantes da zona de conforto e provocar reflexões sobre a atual e a futura situação do mercado.

Para Bruna, o material da apresentação servirá de base para o planejamento do restante de 2018 e do próximo ano: "O seminário foi muito interessante e pertinente. Desde o dia seguinte ao seminário já estou trabalhando na análise dos clientes e mercados atendidos pela Flexiplast, principalmente para darmos um direcionamento mais assertivo aos nossos esforços e às ações mais promissoras", complementou.