2ª turma do Programa de Desenvolvimento em Gestão chega ao fim
"O curso visa sair da lógica de produtos para compreender o que realmente soluciona o problema do cliente". Essa é a proposta do Programa de Desenvolvimento em Gestão (PDG), promovido pelo PICPlast e pela Fundação Dom Cabral (FDC), que concluiu o trabalho com sua segunda turma no último mês de junho.
No início do curso, os próprios alunos definiram seus principais desafios, como, por exemplo, a situação de oferta superior à demanda, como se diferenciar da concorrência, entender o perfil do cliente e ensiná-lo o que é uma operação eficiente, entre outros.
"Eles passam a entender o problema do cliente e identificar qual é o seu atributo, seja como produto, seja como serviço, e isso gera valor para o cliente. O foco passa a ser o resultado e o sucesso do cliente", explica Aurea Puga, professora do segundo módulo do programa, que teve como foco a orientação voltada para o mercado e para os clientes.
O terceiro módulo, que fechou o curso, foi comandado pelo professor Eduardo Menicucci, e tinha como foco orientar financeiramente os transformadores. "O curso foi pensado para eles ampliarem os conceitos de demonstrativos contáveis, balanço patrimonial e demonstrativo de resultado e exercício, com foco na realidade deles. Entramos também na estrutura de custos, tendo em vista sua variação, impacto no volume e em produção, além da capacidade instalada", explica Eduardo. O professor destacou também que no site do PICPlast está disponível para download gratuito uma ferramenta de gestão de custos e rentabilidade específica para transformadores de plástico.
|