17/07/2019

Revista Plástico Nordeste Online - PICPlast: transformadores do Nordeste participam de seminário

Em parceria com a Fundação Dom Cabral, o  PICPlast  promoveu em Recife, no dia 6 de junho, o seminário Vendas e Mercado. O treinamento contou com a presença da consultora da FDC, Áurea Ribeiro, e do responsável por Novos Negócios da Braskem, Ederson Matos. Estiveram em pauta temas importantes sobre as estratégias de negócio e conceitos de Economia Circular aplicados à cadeia do plástico.
Com o apoio do Simpepe (Sindicato da Indústria de Material Plástico do estado de Pernambuco) e do Sinplast (Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do estado de Alagoas), o evento contou com a participação de mais de 40 empresas, tanto do Recife quanto de cidades do interior do estado e de outras regiões do Nordeste do país.

Logística reversa

O tema da logística reversa gerou um intenso debate entre os transformadores que compareceram ao seminário. O palestrante Ederson Matos ficou bastante impressionado com a proatividade e o interesse de todos, considerando que muitos dos executivos que participaram do treinamento possuíam cargos de alta liderança em suas empresas.

"É diferente quando existe a noção de que o plástico consome poucos recursos naturais, por ser muito leve e exercer funções com pouquíssimo material. É essencial mostrar que o que é realmente sustentável é você consumir menos recursos e, mesmo assim, trazer um retorno maior", afirma Ederson Matos.

Empresa veterana em participações nos eventos do  PICPlast . a Ruplast já aplica em seus processos a prática de reaproveitar resíduos para a fabricação de subprodutos. O diretor Marcello Rushansky conta que essa iniciativa partiu de um de seus clientes: "A Economia Circular vai contra a ideia de que o plástico não dá retorno e de que as empresas não reciclam, concepções que não correspondem à verdade. Esses conceitos são muito ruins para a imagem do plástico, e fazer com que os materiais que colocamos no mercado possam girar é muito importante. Temos consciência disso", afirma.

Os processos de reciclagem também já fazem parte da estrutura da Samplás há bastante tempo. Para o diretor comercial Marcos Sampaio, as empresas em geral não têm a dimensão correta da importância de se ter um produto sustentável. Para o transformador, a troca de informações sobre logística reversa só confirmou que a empresa está no caminho certo para continuar crescendo.

"A comparação feita pelo Ederson entre a garrafa de plástico e a de vidro, para demonstrar sustentabilidade e reciclagem dos produtos, foi ótima. Atuamos muito nesse sentido, baseando nossas ações nos conceitos de logística reversa. Estamos bem satisfeitos com os resultados até agora", ressalta Marcos Sampaio.

"Água mole em pedra dura"...

A palestra da consultora Áurea Ribeiro trouxe números e dados sobre a relação entre custo e produtividade, mostrando que nem sempre o comprador mais frequente é o melhor cliente. Para a gerente executiva do Simpepe, Solange Macedo, criar uma cultura de eventos e palestras dedicados à cadeia do plástico geraria maior competição entre os transformadores da região.

"Os transformadores do Nordeste precisam aprender para gerar mais competição, já que, sem competição não há mercado. Conhece aquele ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"? Pois então!", enfatiza Solange Macedo.

Gilvan Severiano Leite, presidente do Sinplast-AL, reforça a importância de eventos e treinamentos como os realizados pelo  PICPlast . "os empresários de Alagoas e do Nordeste como um todo, demandam capacitações que ajudem a fortalecer o setor. Sentimos que principalmente os pequenos e médios empresários são deficientes em relação aos temas abordados nos treinamentos", comenta Gilvan Leite.