29/10/2019

Recycling Talk Show discute a importância da educação e da tecnologia para a conscientização ambiental

Recycling Tank Show debate a importância da educação e da tecnologia para a conscientização ambiental
O Recycling Talk Show, evento realizado no fim de setembro no parque temático KidZania, em São Paulo, contou com a mediação da jornalista Veruska Boechat e com a presença dos professores Débora Garofalo e Alexander Turra, em uma conversa sobre como a educação e a tecnologia são fundamentais para estimular a sociedade rumo a um estilo de vida mais consciente e sustentável.
Idealizado pelo Movimento Plástico Transforma, uma plataforma cujo objetivo é mostrar as vantagens do plástico e como ele pode transformar nosso dia a dia e nosso futuro, o encontro reuniu cerca de 30 jornalistas e influenciadores. Os convidados puderam ainda fazer uma visita guiada à Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque e que reproduz as etapas do processo da reciclagem de plásticos de forma interativa e educativa.

No debate, a professora Débora Garofalo, finalista do Top 10 do Global Teacher Prize 2019, considerado o Prêmio Nobel da educação, contou como o seu projeto de reciclagem e robótica em uma escola pública de São Paulo mudou a realidade das crianças e de toda a comunidade. Já o professor, biólogo e pesquisador Alexander Turra avaliou que as pessoas devem, em primeiro lugar, "entender o lixo", a fim de desenvolver atividades que contribuam para combater os danos causados pelos resíduos sólidos.
Participante do evento e autor do blogue Pai de cinco, Adriano Brisker elogiou a escolha dos palestrantes. "Gostei muito do teor das palestras da Débora Garofalo e do Alexander Turra, que nos fizeram refletir sobre a questão da reciclagem". Já Alessandra Gaidargi, titular do blogue Só mãe mesmo, destacou que o ponto alto do encontro foi mostrar que o lixo descartado pode ser reutilizado e transformado em novos produtos, como no caso dos óculos coloridos feitos na Estação Plástico Transforma. O jornalista Reinaldo Canto, da Agência Envolverde, ressaltou por sua vez a importância de colocar a reciclagem no centro das discussões.

"Nossa expectativa com o evento é ajudar a despertar a consciência sobre a reciclagem e, por consequência, promover positivamente a imagem do plástico e sua importância para a sociedade", explica Fábio Santos, diretor executivo da Braskem. Já Paulo Henrique Rangel Teixeira, diretor superintendente da Abiplast, destacou a relevância de debates como esse para reforçar o papel da educação para a sustentabilidade. "Precisamos promover uma nova percepção da matéria-prima plástica e ensinar as crianças a se relacionarem com os resíduos e, dessa forma, aprenderem um dos aspectos da economia circular".