23/07/2018

Programa de Gestão de Inovação fortalece pensamento estratégico dos transformadores de plástico do Sul

Programa de Gestão de Inovação fortalece pensamento estratégico dos transformadores de plástico do Sul
Utilizar a inovação como ferramenta para o crescimento empresarial: este foi o tema do módulo "Vinculação da Inovação à Estratégia Empresarial", do Programa de Gestão de Inovação promovido pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, no último dia 19 de junho, na cidade de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. Com a participação de cerca de 60 integrantes da indústria de transformação, a iniciativa buscou estimular o planejamento a médio e longo prazo como estratégia para atingir a visão de crescimento da empresa.

Essa é a terceira vez que o PICPlast aplica esse programa para os empreendedores, sendo esta a primeira edição na região sul do país. Realizado em parceria com a consultoria Avantec BR, o encontro foi iniciado com uma provocação: "onde sua empresa quer chegar daqui a cinco anos? Como sustentar, crescer e migrar para a posição desejada?" A partir disso, os participantes discutiram conceitos de visão, estratégia e objetivos empresariais. "É importante, por exemplo, estabelecer pequenas metas durante o processo, para entendermos se estamos alcançando a nossa visão ou se é necessário realizar ajustes na rota", explica Antônio Xavier, um dos consultores.

Ainda de acordo com os organizadores, a estratégia de inovação passa por quatro etapas: traçar o caminho para materializar a visão; definir o domínio de atuação - onde estar e onde não estar presente; explicitar os principais recursos e competências; e, por fim, compor um conjunto que estabeleça um importante diferencial competitivo.
De acordo com Manuel Lisboa, consultor da Avantec BR, treinar a cadeia do plástico produz uma indústria mais competitiva e gera a possibilidade de novos produtos e serviços, tanto para o nosso mercado como para a atuação no exterior. "Queremos, com esse treinamento trazer uma reflexão para as empresas, para que elas consigam melhorar os recursos internos, que possam inovar, que tenham esse drive e, principalmente, que saiam daqui e apliquem o passo a passo desse programa, tornando-se mais competitivas e rentáveis", diz Lisboa.

"Este evento é importante porque as empresas entendem que, sem um processo organizado de inovação, fica muito difícil seguir no mercado com vistas a crescer, sobreviver e encarar os desafios do segmento", conta Fernando Butze, da Beplast. Já Edilson Luiz Deitos, da Zandei Plásticos e também membro do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), acredita que esse tipo de ação "é uma forma de desafiar as empresas para que elas se alinhem com uma nova tendência, buscando novos mercados e novas aplicações". Para Grasiele Gervasoni, da Soprano, o programa é uma oportunidade de "adquirir maior conhecimento para poder disseminar e criar a cultura dentro da empresa".
O encontro também realizou dinâmicas de grupo, de forma a simular na prática o conhecimento adquirido durante o programa e integrar os participantes. Cases de companhias que são referência contribuíram para tangibilizar a parte conceitual do treinamento, que também contou com exemplos práticos de como a inovação pode ser aplicada na rotina de cada empresa. Este foi o segundo de dez módulos do Programa de Gestão de Inovação que será realizado ao longo de 2018.