01/12/2017

Plástico com mais cor, textura e novo design

O consumidor quer praticidade. Em um mundo hiperconectado, onde as pessoas querem ter experiências de compras mais personalizadas e ferramentas que disponibilizem soluções simples e rápidas às tarefas do dia a dia, quanto mais diferenciado for o produto oferecido, melhor.

Dito isso, imaginem uma prateleira com uma infinidade de produtos colocados um ao lado do outro. Como fazer para atrair maior atenção das pessoas ao seu produto e sair na frente da concorrência? Saber utilizar bem as cores, texturas e o design dos produtos são opiniões unânimes entre os palestrantes do Seminário Técnico 'Novas Tecnologias de Acabamento em Peças Injetadas', promovido pelo PICPlast na última quinta-feira (23), em São Paulo.

Criar produtos únicos requer muita habilidade, além de um pouco de ousadia. Para os representantes da Colorfix, Kurz e Colortec, a versatilidade do plástico possui papel fundamental na aplicação de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento de peças injetadas. Além da alta durabilidade, os produtos desenvolvidos em diferentes extensões do plástico possuem alto padrão de qualidade e sustentabilidade.  

Para os novos 'masterbatches' que simulam mármore e madeira, a escolha do polipropileno como base dos estudos se deu em razão da qualidade do material, segundo Francielo Fardo, da Colorfix: "Escolhemos o polipropileno para nossos estudos de transformação das cores por ter maior valor agregado. A relevância das cores na decisão de compra é de mais de 90%, considerando os sentidos do corpo humano. Em até 90 segundos, 80% das pessoas utilizam exclusivamente a percepção das cores para fazer seu julgamento subconsciente, que leva à compra".

Em tempos onde preservar a vida saudável é tão ou mais importante do que saber lidar com as praticidades das novas tecnologias, cores, formas e texturas são pontos extremamente importantes para a produção de peças e utensílios em diversos setores industriais. "As pessoas querem praticidade, mas sem abrir mão do conforto e da vida saudável. A partir dessas tendências de técnicas inovadoras, nossa intenção é de provocar as empresas para que acompanhem essa transformação. A ideia é se aproximar ao máximo dos novos consumidores, com produtos cada vez mais diferenciados", afirmou o diretor da Braskem Gustavo Gori.