23/07/2018

PlastCoLab tem atividade exclusiva para crianças de escolas públicas

PlastCoLab tem atividade exclusiva para crianças de escolas públicas
A segunda edição do PlastCoLab contou com visitantes muito especiais. Cerca de 500 alunos de escolas públicas da cidade de Porto Alegre trocaram as salas de aula por uma manhã de experimentações, com uma programação preparada exclusivamente para eles. Meninos e meninas, entre 8 e 13 anos, puderam ver de perto as inúmeras possibilidades da transformação do plástico e o quanto ele está presente quando o assunto é inovação.

Assim que entravam no primeiro andar do cubo mágico, todos eram recebidos pelo simpático robô Beo, que explicava do que era feito, suas funcionalidades e o potencial de sua inteligência artificial. Na sequência, as crianças eram convidadas a observar a impressão 3D e interagir com diversos brinquedos makers expostos. O tour pelo primeiro andar também passava por uma mão robótica e por uma obra de arte produzida com a tecnologia 3D.
No segundo andar, o curador Samuel Biron aguardava os estudantes para uma apresentação dinâmica sobre o movimento maker, aproximando o público da cultura do "faça você mesmo". A experiência era concluída com a visita à Arena de Drones, onde todos puderam ouvir detalhes de como surgiram esses equipamentos e o que é necessário para pilotá-los com segurança.

Ana Elise Pereira, professora da escola João Antônio Satte, contou que já conhecia algumas das possibilidades da impressão 3D, mas não imaginava que eram tantas. A profissional acredita que a visita ao PlastCoLab irá gerar nos alunos ainda mais interesse pelo tema. "Tenho certeza de que eles me encherão de perguntas", afirma. Para ela, a vivência irá despertar a vontade de pesquisar ainda mais sobre o assunto.

A realização da programação especial para as escolas públicas foi resultado da parceria do PICPlast com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.