23/07/2018

PlastCoLab leva a experiência maker para Porto Alegre

PlastCoLab leva a experiência maker para Porto Alegre
A capital gaúcha foi o cenário escolhido para a segunda edição do PlastCoLab, makerspace realizado pelo PICPlast que oferece um mergulho no universo do movimento maker. A ideia é difundir a importância do plástico como matéria-prima nobre por meio da cultura do "faça você mesmo". A ação, promovida entre os dias 22 de junho e 1º de julho no estacionamento do shopping Iguatemi, contou com a participação de cerca de 6 mil pessoas, entre inscritos nas oficinas e visitantes da área de Exposição e Arena de Drones.

O auxiliar administrativo Rafael Menezes ficou impressionado com o que viu na área de Exposição. "Não sabia que era possível produzir um robô em impressão 3D com esse tipo de acabamento, ficou show!", referindo-se ao robô Beo, que utiliza inteligência artificial para interagir. Já Alana Gomes, também auxiliar administrativa, revela que ficou surpresa com a diversidade de objetos impressos com a tecnologia. "Sempre tive curiosidade em conhecer de perto as peças impressas em 3D, foi muito bacana". Ambos estavam acompanhados do pequeno Caio, de 3 anos, que observava e interagia com as atrações com muito interesse.

Além de impressoras 3D, brinquedos makers e o robô Beo, a mão robótica também chamou a atenção de quem passou pelo espaço, localizado no primeiro andar do makerspace. Sensores inteligentes permitiam que os membros de plástico reproduzissem gestos humanos, despertando o interesse de pessoas de todas as idades. A Arena de Drones, instalada na área externa do PlastCoLab, proporcionou a experiência da pilotagem para crianças e adultos, que foram desafiados a realizar percursos e manobras com as pequenas máquinas voadoras.
"Estamos muito felizes por ter escolhido Porto Alegre para receber a segunda edição do PlastCoLab. Isso porque trata-se de uma região muito importante para a indústria da transformação do plástico, pois é a segunda maior geradora de empregos no setor. Além disso, tivemos uma resposta muito positiva do público; muitos, inclusive, vieram de outras cidades e estados só para conhecer o cubo, o que confirma a relevância do projeto", ressalta Fernanda Maluf, coordenadora de comunicação do PICPlast.
O PlastCoLab é uma proposta do PICPlast para conscientizar a sociedade sobre a importância do plástico, seu potencial de transformação e sua relevância como matéria-prima versátil, resistente e reciclável.