20/12/2019

No Dia do Reciclador, Estação Plástico Transforma recebe filhos dos cooperados

PICPlast leva filhos de cooperados para conhecer a Estação Plástico Transforma
No dia 22 de novembro, Dia do Reciclador, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico - PICPlast convidou filhos de colaboradores das cooperativas Recifavela e Viva Bem para viver um dia especial. Eles tiveram a oportunidade de reconhecer a importância do trabalho dos seus pais no processo de reciclagem de materiais plásticos, por meio de uma visita à Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque temático KidZania, em São Paulo, em funcionamento desde janeiro de 2019, e que já recebeu mais 10 mil crianças. O passeio foi uma realização do Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast que tem por objetivo levar conhecimento e conscientização em torno do uso responsável do plástico.
Letícia Silicane, esposa de um cooperado da Viva Bem, elogiou a iniciativa. "O que mais gostei dessa ação é o fato de ela evidenciar o quanto a profissão de reciclador é invisível, mesmo sendo tão fundamental. O mais importante para mim é mudar a visão do meu filho em relação ao trabalho do pai e que ele passe a entender a importância da reciclagem. A gente precisa fazer isso, pois os nossos recursos estão acabando".

Valdirene Alves dos Santos, que também faz parte da cooperativa Viva Bem, destacou a questão da valorização. "Às vezes, as próprias pessoas que trabalham com reciclagem não valorizam o que fazem. E uma atividade como a Estação Plástico Transforma já gera uma nova percepção. As crianças ajudam muito nesse processo, pois elas são empolgadas e acabam compartilhando com outras pessoas que o conheceram".
"É muito bom poder mostrar para os nossos filhos como é o nosso trabalho, em um dia tão importante como o Dia do Reciclador. Eles passam a entender melhor as etapas da reciclagem e passam a valorizar mais a nossa profissão", disse José Carlos da Silva, representante da cooperativa Recifavela.

"Realizar este evento, além de ser uma forma de ressaltar a importância que esses homens e mulheres desempenham para a Economia Circular, também contribui para a conscientização em torno do tema reciclagem", afirma Paulo Henrique Rangel Teixeira, diretor superintendente da ABIPLAST. Já Fábio Santos, diretor executivo da Braskem, ressalta a característica educativa da Estação Plástico Transforma. "Os índices de reciclagem no Brasil podem ser melhores, mas ainda é preciso mais estímulos para o descarte correto. Oferecer uma experiência divertida, interativa e educativa como essa é o caminho para gerar consciência ambiental nesses pequenos cidadãos", afirma.