20/12/2019

Em busca de maior produtividade e competitividade

Zucatoys implanta novos processos com ajuda do Fábrica + Produtiva
"Ter a visão de fora do negócio": esse foi o fator pontuado pelos gestores da Zucatoys, fábrica de brinquedos populares, sobre a participação no programa Fábrica + Produtiva, promovido pelo PICPlast em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Segundo Rogério Grangeiro, gerente industrial da empresa, "conviver com consultores externos olhando o nosso negócio, sugerindo melhorias e oportunidades, foi extremamente positivo".
Em sua segunda fase de implantação, o Programa Fábrica + Produtiva tem como objetivo servir de alicerce para que os transformadores possam se preparar para enfrentar os novos desafios do mercado brasileiro em meio aos avanços da Indústria 4.0. "Já estávamos pesquisando e nos preparando para a implantação de novas tecnologias como forma de nos tornarmos mais competitivos. A participação no programa nos incentivou e nos deu mais segurança para seguirmos firmes no propósito da implementação das mudanças necessárias. Nos últimos meses, por exemplo, concluímos a instalação de um software que integra todos os processos da fábrica, o que nos ajudará a ser mais produtivos", explica Rogério.

Além de aguçar esse olhar para a Indústria 4.0, a participação no programa também entrou em consonância com o momento de expansão da Zucatoys, no qual os gestores e a direção buscam ganhos de produtividade, profissionalização e mudanças de processos. "Nós já trabalhamos a ideia de melhoria contínua há algum tempo na empresa, com maior empenho nos últimos três anos, mas a participação no programa nos fez relembrar e reforçar alguns conceitos que haviam se perdido ao longo do tempo, principalmente em função da correria do dia a dia", complementa.
Outro destaque feito por Eduardo Pellizzon, coordenador técnico da Zucatoys, foi a visita do PRUMO, laboratório móvel do IPT, que possui equipamentos laboratoriais portáteis especializados por setor e operados por um engenheiro e um técnico. "Foi muito importante para nós poder catalogar todos os nossos materiais. Como trabalhamos com material 100% reciclado, essa informação é muito importante e nos ajuda, principalmente, no desenvolvimento de novos produtos. Além disso, a visita permitiu que os colaboradores da empresa conhecessem e tivessem acesso a uma tecnologia que não faz parte da nossa rotina", explica Pellizzon.
"Nos últimos anos, em função da crise econômica do país, tivemos que buscar alternativas. Passamos a desenvolver brinquedos com valor agregado mais alto, e seguimos trabalhando a inovação, não só em nossa linha de produtos, mas também em processos, técnicas, ferramentas e estratégias de gestão. Foi justamente nesse ponto que o programa Fábrica + Produtiva nos deu ferramentas e conhecimento para seguirmos cada vez mais competitivos e buscando crescimento de mercado", finaliza Rogério.