Empresas transformadoras cariocas registram aumento de 35% no faturamento, após capacitação com o PICPlast e Sebrae na região de Três Rios
O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) - iniciativa da Associação Brasileira do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior petroquímica das Américas -, em parceria com o Sebrae do Rio de Janeiro, tem ajudado empresas da região centro-sul do estado fluminense, que em pouco mais de um ano de capacitação já registram aumento de até 35% no seu faturamento. Denominado "Programa de Desenvolvimento das Indústrias Transformadoras do Plástico", a iniciativa está beneficiando empresas de pelo menos 10 municípios, como explica Andréia Lopes, coordenadora do projeto de encadeamento produtivo do Sebrae.
Abaixo você confere a entrevista completa.
PICPlast: Qual é o principal objetivo do projeto?
Andréia Lopes: O programa visa capacitar as pequenas e médias empresas, pois acredita que não adianta apenas a grande empresa estar fortalecida. É preciso fortalecer a cadeia de valor inteira, para que o setor fique forte e concorra com mercados de outros países, já que hoje em dia a concorrência é global.
Como ele funciona na prática?
Nós vamos nas empresas e fazemos um diagnóstico empresarial, ou seja, identificamos quais são as principais dificuldades que elas possuem no dia a dia. A partir daí, criamos um plano de negócios e ações para entender melhor o que elas precisam melhorar.
Quantas empresas estão participando do programa?
Hoje estamos trabalhando com dez empresas, todas localizadas na região de Três Rios.
Quais capacitações são oferecidas pelo PICPlast em parceria com o Sebrae?
Atuamos em quatro pilares: estratégias empresariais, gestão financeira, gestão comercial e gestão da qualidade, tudo isso para tornar essas empresas mais competitivas.
As capacitações incluem consultoria individual?
Sim, temos as instrutorias e algumas horas de consultorias individuais, porque cada empresa possui suas particularidades.
Neste um ano de projeto, quais resultados já foram obtidos?
Bimestralmente nós medimos alguns indicadores e temos empresas que já cresceram bastante. Algumas delas já aumentaram em 35% o valor do seu faturamento.
Qual é o perfil das empresas participantes?
Geralmente elas possuem um perfil de negócio familiar, mas também temos muitas histórias de pessoas que trabalharam em grandes empresas e resolveram empreender.
Como elas foram escolhidas para participar do programa?
As empresas participantes entraram em contato conosco lá na região. Como elas são muito pequenas, não possuem contato com a grande indústria.
Qual é o tempo de duração desse programa do PICPlast com o Sebrae?
Vamos ficar até setembro com essas empresas. Depois vamos acompanhá-las para ver qual será o real crescimento de cada uma.
Qual é a sua avaliação do programa?
Está sendo uma oportunidade única para essas empresas, pois estão tendo a oportunidade de conhecer grandes empresas do setor, como a Braskem, que antes eram inatingíveis para elas. Essa iniciativa faz com que elas quebrem barreiras, o que facilita o crescimento do setor.
Voltar ao topo
|