25/09/2019

Crianças vivenciam experiência de reciclagem na Estação Plástico Transforma

Ação instalada no parque temático KidZania visa desenvolver
a consciência ambiental de forma lúdica e didática

Promover uma experiência sensorial que resulte em uma nova percepção sobre o plástico entre futuros formadores de opinião: essa é a proposta da Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque temático KidZania, em São Paulo, e voltada para o público infantojuvenil. O espaço reproduz de forma lúdica e didática as principais etapas do processo de reciclagem do plástico, permitindo que as crianças participem de todo o ciclo. A ação é promovida pelo Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa pioneira do PICPlast que mostra como o plástico, aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade, pode mudar o nosso futuro.

Instalada no segundo andar do parque, a Estação Plástico Transforma possui 18m2 e realiza cerca de 15 sessões por dia, cada uma com capacidade para receber até 6 crianças. Ao entrar no local, os pequenos recicladores recebem um colete de identificação e orientações sobre a coleta de resíduos plásticos. A partir dessa primeira etapa, eles saem pelo parque até os estabelecimentos que possuem material a ser reciclado. Após a coleta, voltam para a Estação e começam a aprender sobre todo o processo: separação manual dos tipos de plásticos na esteira, passagem pelo moinho, separação por densidade, secagem e chegada do material na extrusora e, posteriormente, na injetora. Ao final do ciclo, as crianças percebem que o resíduo plástico foi reciclado e transformado em óculos coloridos que elas podem levar para casa.

De janeiro a agosto deste ano, a atividade recebeu mais de 10 mil crianças. Ao questionarmos os pequenos sobre o que acharam da atividade, as respostas mostraram que a mensagem principal foi absorvida. As frases mais ditas por eles foram: "Aprendi que temos que reciclar e jogar o lixo no lugar certo", "temos que separar os produtos que podem ser reciclados" e "temos que reciclar tudo que der e que pode virar alguma coisa nova".

De acordo com Fábio Santos, diretor executivo da Braskem, a ideia central é informar e educar gerações futuras sobre o descarte correto do plástico por meio de uma experiência divertida e interativa, assim como acontece nas demais atividades do parque: "Esperamos despertar a consciência sobre a reciclagem e, por consequência, promover positivamente a imagem do plástico e sua importância para a indústria recicladora". Segundo o executivo, a iniciativa reforça o diálogo e fortalece os elos entre a cadeia do plástico e a sociedade.

"A atividade proporciona uma nova percepção da matéria-prima plástica e ensina as crianças a se relacionarem com o resíduo e, dessa forma, elas aprendem um dos importantes aspectos da economia circular", explica Paulo Henrique Rangel Teixeira,diretor superintendente da Abiplast. Para ele, a ação mostra quanto o PICPlast e a cadeia de transformação estão comprometidos com a missão de educar e sensibilizar a população sobre a reciclagem. "A Estação Plástico Transforma também traz um benefício social, uma vez que valoriza a função do coletor de resíduos, tão importante para a indústria. A atividade faz com que a KidZania seja realmente uma cidade completa".

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) foi criado em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e pela Abiplast, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares - aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico -, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para a reciclagem, os estudos técnicos, a educação e a comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, nos EUA, na Alemanha e no México, neste último país em parceria com a empresa Idesa. 

Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Abiplast representa o setor de transformados plásticos e de reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A Abiplast representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa -
11 3894-2424
Fernanda Arantes - fernanda.arantes@grupovirta.com.br
Soraya de Souza - soraya.souza@grupovirta.com.br
Viviane Melem - viviane.melem@grupovirta.com.br