29/10/2019

Biólogo e professor foi um dos debatedores do Recycling Talk Show

Educação e políticas públicas são fundamentais para a prevenção da poluição dos mares e oceanos
O professor e biólogo Alexander Turra foi um dos debatedores do Recycling Talk Show. Em sua participação, o pesquisador ressaltou que é uma hipocrisia apontar vilões no lixo que polui os mares. "Trata-se de uma grande hipocrisia o banimento de um produto. Não se cogita banir a produção de cigarros, por exemplo, mas as bitucas são responsáveis por grande parte da poluição". Na oportunidade, o biólogo avaliou que o foco da discussão acerca da poluição dos mares está sendo diluído e fugindo de questões que são mais importantes. "Distribuir renda e educação são fundamentais para combater o lixo no mar".

Turra ressaltou ainda que novas soluções devem ser buscadas para enfrentar as causas da poluição nos mares, como as redes de pesca que se perdem e são abandonadas. "Afinal, por que não se instalam rastreadores nas redes para que elas sejam recuperadas? É uma solução que poderia ser desenvolvida pelos alunos da professora Débora Garofalo", exemplificou ele.
O palestrante possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado e doutorado em Ecologia também pela Unicamp. Atualmente, trabalha como professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), atuando com manejos integrados e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, lixo nos mares e ecologia de populações e comunidades marinhas.

"As crianças são a peça-chave para melhorar a questão da reciclagem e devem ser colocadas como parte da solução", complementa o pesquisador. Turra destacou ainda que os pequenos possuem, em geral, uma percepção melhor do que muitos adultos sobre as questões ambientais.

Economia circular

"Incentivar a reciclagem ajudará a alavancar a economia circular no Brasil". Turra lembrou que é preciso mais investimentos em coleta seletiva, além de processos para reciclagem que ajudem a agregar valor aos produtos reciclados. O professor ressaltou por fim que a padronização do design de alguns produtos, por exemplo, auxiliaria nesse processo.