05/05/2023

Agroindústria utiliza 97 mil toneladas de plástico reciclado, aponta estudo encomendado pelo PICPlast

O uso do plástico na agroindústria é uma solução sustentável, que tem se tornado comum, pois contribui para a redução de perdas, além de reduzir possíveis custosna produtividade. Entre as várias possiblidades de aplicação do material no setor, estão o armazenamento de água, sistema de irrigação e o mulching agrícola, uma cobertura que protege o solo contra geadas e erosão, reduz a perda de umidade e auxilia no controle de pragas em geral.

Segundo o levantamento "Monitoramento dos índices de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil", do PICPlast em parceria com a MaxiQuim, a agroindústria consumiu em 2021 (dados mais recentes) 97 mil toneladas de resinas plásticas pós-consumo. Os destaques são os produtos produzidos em polietileno de baixa densidade e linear obtido a partir da logística reversa de sacaria industrial/pós-consumo (PEBD/L PCR) e o polietileno de alta densidade (PEAD PCR), como lonas, mangueiras para irrigação e embalagens para defensivos agrícolas, que consomem 40 mil toneladas e 43 mil toneladas, respectivamente.

Além disso, o levantamento aponta que o polipropileno reciclado (PP PCR), utilizado para irrigação e tubos para hidroponia, consome mais de 9 mil toneladas, enquanto o PVC PCR, utilizado para mangueiras e tubos, consome mais de 3,7 mil toneladas.

Segundo Simone Carvalho, integrante do comitê técnico do PICPlast, a utilização do plástico reciclado pós-consumo está se tornando algo comum no setor. "Antigamente, o plástico era utilizado apenas para coberturas de estufas agrícolas. Os especialistas no setor viram que é possível ter o material em outros elementos da agroindústria, como lonas, estrutura para estufas hidropônicas, sistemas de irrigação, proteção e embalagens para transporte. Tudo isso reduz os custos da produção e aumenta a produtividade no segmento", finaliza.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação e reciclagem plástica.  O PICPlast já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações em prol da imagem do plástico e programas de capacitações.

A iniciativa é baseada em dois pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, e promoção das vantagens do plástico. O PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e www.plasticotransforma.com.br .