02/02/2017

PICPlast completa 3 anos com resultados expressivos

Mais de 1.200 empresas brasileiras da transformação do plástico foram beneficiadas por ações de fomento ao desenvolvimento e à competitividade deste setor. Esse é o resultado de três anos de atividades do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), iniciativa da Braskem em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).
 
Baseado em três pilares (aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo a exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico), o PICPlast desenvolveu uma estrutura de atuação que hoje é referência para outras cadeias produtivas. 
 
O fomento à competitividade e à inovação se dá por meio de capacitações em temas como gestão empresarial, sucessão familiar, inovação, custos e rentabilidade.  Nesses três anos, mais de 450 transformadores foram capacitados e mais de 150 empresas foram envolvidas em eventos para promoverem seus produtos em diferentes segmentos do mercado.
 
O PICPlast também firmou parceria com o Sebrae e este ano passou a oferecer um programa educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do plástico, envolvendo cerca de 100 empresas em oito estados. Em três anos, também esteve nas principais feiras do setor plástico, como Feiplastic, Nordesteplast, Interplast, Plastech, e em eventos setoriais importantes para a cadeia do plástico, como a Agrishow, Concreteshow e FEICON.
 
No pilar de estímulo à exportação de transformados plásticos, mais de 300 empresas foram capacitadas no processo de exportação e foram investidos mais de R$ 100 milhões no programa de incentivo à exportação.
 
Vantagens do Plástico é o terceiro pilar das ações do PICPlast e consiste na valorização do plástico como uma solução sustentável para as necessidades da sociedade atual. Em três anos, mais de R$ 3 milhões foram investidos em ações voltadas para a promoção das vantagens do plástico, envolvendo divulgação de estudos técnicos, ações voltadas para reciclagem e também o Movimento Plástico Transforma. Para tanto, foi criado o Fundo Setorial, que recebe aportes financeiros dos produtores de resinas e da cadeia de transformação. Nesses três anos, mais de 300 empresas já aderiram e contribuem para o Fundo Setorial.
 
Sobre o PICPlast
 
O  PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. 
 
No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br
 
Sobre a Braskem
 
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
 
Sobre a ABIPLAST
 
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.
 
Informações à imprensa:
M.Free Comunicação
Tel: (11) 3171-2024     R. 2
Marcio Freitas e Roberta Provatti