16/08/2016

Análise de Ciclo de Vida aponta baldes de tinta de plástico como a solução mais sustentável

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis, o setor de transformação de plástica desenvolveu, em parceria com seus clientes, uma alternativa de baldes para tintas em polipropileno, por ser mais leve e mais resistente à corrosão, principalmente. 
 
E, com o objetivo de analisar o desempenho ambiental dos baldes de tinta feitos de folhas de flandres (FF) em relação aos feitos em polipropileno (PP), a Braskem, em parceria com a ACV Brasil, desenvolveu um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) comparando os dois tipos de embalagens.
 
Foram analisadas 15 categorias de impacto ambiental diferentes, para baldes de 18L e de 3,6L. O resultado evidenciou que, em ambos os casos, os baldes de PP são menos danosos ao meio ambiente que os de FF, destacando-se na maioria das categorias de impacto, entre elas aquecimento global, toxicidade e eutrofização (acúmulo gradativo de material orgânico em ambientes com água), que são de grande importância. 
 
O estudo aponta ainda que, com o aumento da coleta seletiva e encaminhamento correto dos baldes de PP para a reciclagem, o índice sobre o desempenho ambiental torna-se mais favorável ao balde plástico.