Um sonho de juventude transformado em empresa de sucesso

14/08/2018

Imagine abrir mão de anos de juventude em prol da realização de um sonho: empreender. Esta é a história de Leandro Cavallaro, que, ao lado do irmão Sérgio, fundou a Styroplast, empresa que oferece soluções em proteção e isolamento no segmento plástico. A experiência com a matéria-prima e suas diversas oportunidades despertou no recém-formado em Administração, então com apenas 20 anos de idade, a vontade de ter um negócio próprio. Hoje, Leandro e Sérgio conduzem a empresa, que tem mais de duas décadas de existênciae guarda na sede por inovação uma de suas principais receitas de sucesso. 

Quando foi criada, a Styroplast produzia e comercializava itens esportivos como pranchas de bodyboarde acessórios de natação. Como a matéria-prima desses produtos também é muito utilizada no ramo de embalagens, Leandro então decidiu entrar nesse novo mercado e diversificar sua linha de produtos. Para isso, era preciso ter uma máquina de extrusão que, na época, só era acessível por meio de importação. "Tratava-se de um investimento alto. Foram necessários cinco anos de economia, sem viagens ou compras de grandes bens, até que fosse possível ter as peças necessárias para a fabricação da primeira máquina por meu irmão, que é engenheiro elétrico", conta Leandro. Sérgio já havia participado da montagem de um equipamento similar em outra empresa onde era funcionário e sabia o caminho para montar o equipamento e, então, fabricar o produto. Após cinco anos de produção, a empresa migrou dos produtos esportivos para as embalagens de proteção contra riscos e impactos e de isolamento termoacústico.

Leandro conta que a empresa começou vendendo pouco e competindo com players multinacionais que estavam há mais tempo no mercado e eram preferidos pelos grandes clientes. O crescimento se deu gradativamente, com o ajuste de produtos e a adoção de  melhorias nos processos de produção. Hoje, a empresa está a pleno vapor, com mais de cem colaboradores e ampliando o leque de atuação. 

Segundo Leandro, a diversificação da oferta de produtos é um dos frutos de seu envolvimento com as iniciativas do PICPlast. "Foi após participar do Programa de Inovação que conseguimos acrescentar dois novos produtos ao nosso portfólio: a manta de subcobertura de telhado para o varejo e o filme stretchpara a paletização de cargas", revela o administrador. "As pessoas pensam que inovar é apenas criar novos produtos, quando, na verdade, inovar também pode ser introduzir produtos já existentes no mercado no seu leque de ofertas ou acrescentar processos novos na sua linha de produção". 

Segundo o empresário, o PICPLast foi fundamental para a capacitação e o desenvolvimento em áreas como pesquisa e análise de mercado, planejamento de negócios e gestão de pessoas. "Além disso, ganhamos em networkinge em qualificação dos nossos profissionais. Com a participação nos treinamentos, nós, da indústria de transformação, só temos a ganhar".