Iniciativas visam conscientizar as futuras gerações

15/10/2019

No sábado, 12 de outubro, foi celebrado o Dia das Crianças. Despertar a consciência sustentável nas gerações futuras por meio de experiências lúdicas é o propósito das ações Estação Plástico Transforma e Eckoblocks, voltadas para o público infantojuvenil e promovidas pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico - PICPlast.

Instalada no parque temático paulistano KidZania, a Estação Plástico Transforma reproduz, de forma lúdica e didática, as principais etapas do processo de reciclagem do plástico, permitindo que as crianças participem de todo o ciclo. O intuito é que a atividade gere uma experiência sensorial que resulte em uma nova percepção sobre o plástico entre os futuros formadores de opinião.  De janeiro a agosto deste ano, o espaço recebeu mais de 10 mil crianças. Em uma pesquisa direcionada aos visitantes, as respostas mostraram que a mensagem principal foi absorvida. As frases mais ditas por eles foram: "Aprendi que temos que reciclar e jogar o lixo no lugar certo", "temos que separar os produtos que podem ser reciclados" e "temos que reciclar tudo que der e que pode virar alguma coisa nova".

Outra ação que também está fazendo sucesso entre os pequenos cidadãos é o jogo virtual Eckoblocks. Com estética inspirada no Minecraft®, sucesso mundial entre os gamers de várias idades, o Eckoblocks ensina os principais conceitos da reciclagem enquanto diverte o usuário. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas iOS e Android e já teve mais de 55 mil downloads.

PlastCoLab, o começo do diálogo - A primeira iniciativa voltada para a comunicação com a sociedade assinada pelo Movimento Plástico Transforma foi a instalação interativa PlastCoLab. A ação já impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Apesar de não ser voltada exclusivamente para o público infantojuvenil, o PlastCoLab oferece experiências que conquistam os pequenos curiosos, como a caneta de impressão 3D e o robô Beo.