Crescido e criado em Petrópolis

29/03/2018

Eduardo Schanuel, o jovem que cresceu na fábrica da Hirundoplast e hoje comanda os negócios da transformadora

Eduardo Schanuel - Hirundoplast

Aos 15 anos de idade, ele fazia da fábrica comandada pelo pai e pelo tio sua colônia de férias. Hoje, aos 42 anos, Eduardo Schanuel está à frente da Hirundoplast, a empresa voltada a fabricação de peças plásticas injetadas com alto índice técnico, presente no mercado desde 1990 e com o faturamento de, em média, R$ 400mil por ano. A empresa de Petrópolis, no Rio de Janeiro, agora vive planos de crescimento, impulsionados pela participação no projeto de encadeamento produtivo de transformadores de plástico, realizado em 2017 por meio de uma parceria entre o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) e o Sebrae RJ.

Formado em administração de empresas, Eduardo é o típico empresário de micro e pequenas empresas que centraliza as atividades do negócio incluindo, até mesmo, o design dos produtos encomendados pelos clientes. "Minha formação acadêmica é de administrador, mas pego as encomendas e 'rabisco' produtos de vez em quando", afirma. A experiência é hoje um diferencial nesse campo, afinal, desde 1995 ele está à frente do negócio sozinho. Até há pouco tempo também cuidava do administrativo, do RH, dos setores de compra e venda, além do desenvolvimento dos produtos. Mas, como o executivo mesmo diz, quando se tenta fazer tudo ao mesmo tempo, alguma coisa fica com menos atenção. No caso dele era o comercial, o que limitava os planos de crescimento da empresa.

O entrave foi identificado por Eduardo com a participação nos cursos realizados durante o projeto. Como medida para sanar a deficiência, a empresa contratou um profissional especializado. "Com o treinamento identifiquei esta necessidade. Dei um tempo para amadurecer a ideia e depois contratei uma pessoa". Os resultados já começam a aparecer, com clientes trazidos pelo comercial. "Com uma pessoa focada nesta atividade, a divulgação da empresa aumenta e as oportunidades surgem".

Um dos novos produtos dessa etapa que está em gestação é um carretel para atender a um cliente da área de aviamentos no município de Nova Friburgo, a capital da moda íntima no Rio de Janeiro. A novidade complementa a linha de produção de peças plásticas injetadas para áreas como náutica, química, eletrônica e de material de limpeza.

Ainda sobre a participação da Hirundoplast no projeto promovido pela parceria PICPlast e Sebrae, Eduardo afirma que valeu a pena, pois o ajudou a identificar suas capacidades e também as fragilidades, às quais busca suprir. "Não tínhamos controle sobre a produção e tampouco um sistema efetivo de gestão da qualidade, além de uma área comercial ineficiente. Entendi a importância e os benefícios da profissionalização. Mesmo que não possa, nesse momento, ampliar o quadro de funcionários além da contratação já realizada, agora tenho mais tempo para cuidar das demais tarefas da empresa."

Embora ainda não tenha implementado um sistema de acompanhamento de indicadores, o empresário diz que já percebeu a melhoria na produtividade da transformadora após adotar ensinamentos adquiridos nos cursos do projeto. Para 2018, ele aposta no crescimento da empresa, pois acredita que, com a amenização da crise econômica, seu negócio só tende a melhorar.

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