28/02/2023

Plástico reciclado é tendência na indústria automotiva

Os efeitos das mudanças climáticas têm estimulado cada vez mais a priorização de ações e estratégias ambientalmente responsáveis e na indústria automotiva isso não é diferente. Um exemplo desta transição são os veículos elétricos que estão em plena ascensão. Há também um esforço para se utilizar cada vez mais plástico reciclado na fabricação dos componentes dos carros e essa tem sido uma alternativa de grande valor para as companhias.

Os plásticos oferecem versatilidade no design dos projetos e custos mais baixos e por isso é cada vez mais forte a tendência de usá-los em sua forma reciclada. Nos últimos anos, a tecnologia ajudou muito na evolução da fabricação de peças com plástico reciclado. Em 2018, a Ford anunciou que cada um de seus veículos iria conter 250 garrafas de plástico reciclado, o que representa o reaproveitamento de 1,2 bilhão de garrafas por ano.

De acordo com Simone Carvalho, integrante do comitê técnico do PICPlast, a utilização de plástico reciclado como matéria-prima em veículos novos é uma forma de reduzir a pegada de carbono de um automóvel ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a produção das matérias-primas e componentes, passando pela sua fase de utilização ativa, até à sua reciclagem.

"A indústria tem evoluído na recuperação de plásticos automotivos que requer alguns desafios técnicos, econômicos e regulatórios. Plásticos resistentes e leves podem ajudar a melhorar a eficiência do automóvel. Mas para uma aceitação bem-sucedida na indústria automobilística, todos os materiais e componentes reciclados devem, obviamente, atender a requisitos de alta qualidade e especificações técnicas, além de terem um preço viável", explica Simone.

As peças plásticas utilizadas na indústria automotiva são, em sua maioria, moldadas por injeção, como painéis, para-choques, tanques para fluídos, maçanetas, botões, carcaças, recipientes, braçadeiras e soquetes. Os tipos de plásticos mais comumente utilizados são acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), poliuretano, polipropileno e cloreto de polivinila (PVC).

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação e reciclagem plástica.  O PICPlast já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações em prol da imagem do plástico e programas de capacitações.

A iniciativa é baseada em dois pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, e promoção das vantagens do plástico. O PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e www.plasticotransforma.com.br .