25/02/2019

PlastCoLab impulsiona cultura maker de Salvador

Projetos de Salvador são destaques do PlastCoLab
A criatividade dos makers baianos foi destaque na terceira edição do PlastCoLab, realizada em Salvador entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Com o objetivo de ressaltar os talentos locais, a instalação interativa apresentou projetos desenvolvidos na região e que enfatizaram o uso responsável do plástico em soluções funcionais e que despertam a curiosidade pelo mundo da tecnologia.
A Horta com Inteligência Programada foi sucesso de crítica e público. Exposta na estação verde, o protótipo, produzido com plástico reaproveitado, apresentou o conceito da hidroponia - técnica que cultiva plantas na água - de forma simples e didática, otimizando por completo o recurso hídrico.
"O uso do plástico torna o projeto viável para ser aplicado, em razão de características essenciais do PVC como leveza, flexibilidade e não oxidação", explica o maker Alexandro Costa, responsável pela criação. A pedagoga Ivânea Costa Carneiro, que esteve no local, ficou surpresa por ver tão de perto um projeto com reaproveitamento. "Ações como esta nos dão a possibilidade de olhar o plástico de outra forma", afirma.

Na mesma estação verde também era possível ver o Gira Sol, um captador de energia solar construído em impressora 3D. "Ao substituir as engrenagens e articulações metálicas por peças plásticas, o modelo se torna mais leve, gera menor resistência ao movimento e reduz o desperdício de energia captada", conta Costa, que assina o projeto.

Mostrar as inúmeras possibilidades do plástico associado à robótica foi a ideia do maker Marcio Figueiredo ao apresentar no Robô resolvedor de cubo mágico, um exemplo de como trabalhar com material plástico em blocos de encaixe pode ser excelente para gerar diferentes soluções com mesmo modelo de peças. "A proposta mostra que apenas o plástico dá a liberdade de criar o que quiser, podendo desmontar e remontar a qualquer momento", diz Marcio. Daniela Araújo foi visitar o espaço e pôde conferir a velocidade do robô para fazer o que a maioria de nós demora muito mais tempo. "Realmente incrível, é muito bom ver de perto como a tecnologia pode estimular nosso raciocínio", disse a vendedora.