13/06/2019

PICPlast investe em plataforma digital de educação e lança game Eckoblocks

Jogo foi criado com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e ressaltar a importância da reciclagem e o papel fundamental que temos nesse processo

 

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, anuncia mais um avanço em prol da educação e conscientização sobre a importância da reciclagem. A iniciativa anuncia o lançamento do Eckoblocks, um game mobileque tem como objetivo engajar crianças sobre questões relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.  Pioneiro, o PICPlast é fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

A ação faz parte do Movimento Plástico Transforma, a plataforma de conteúdo do PICPlast voltado à sociedade que tem como objetivo mostrar como o plástico, aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade podem mudar o nosso futuro. Ao longo de cinco anos de atuação, o Plano já investiu R$ 10 milhões em ações, com grande foco em Educação, que destacam as vantagens da matéria-prima.

"Com o Eckoblocks, queremos desenvolver esta consciência na criança, com uma atividade que educa ao mesmo tempo que diverte", diz Edison Terra, Vice-Presidente Executivo da Braskem. "Trata-se de mais um importante passo de aproximação com a sociedade, uma forma lúdica de evidenciar a relevância do consumo consciente e do descarte correto", afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

Voltado para crianças de 6 a 11 anos, o Eckoblocks possui downloadgratuito para celulares e tabletscom sistemas iOS e Android. O visual é inspirado no game Minecraft®, sucesso mundial entre o público infantil. Os jogadores navegam por dois ambientes - cidade e natureza - e são estimulados a coletar resíduos recicláveis contemplando diversos tipos de matérias-primas. O objetivo principal é promover o crescimento da cidade de forma sustentável, por meio da administração de recursos. 

Desde 2017, o PICPlast vem investindo em ações que geram agenda positiva para o plástico e que ultrapassam os interlocutores da indústria da transformação. É o caso, por exemplo, do PlastCoLab, espaço interativo, inspirado no movimento maker, que reúne inovação e tecnologia associado ao plástico. Com três edições realizadas em São Paulo, Porto Alegre e Salvador, o espaço contou com mais de 25 mil visitantes e os organizadores já estudam a possibilidade de levá-lo para outras cidades. 

Informações à imprensa:

Virta Comunicação Corporativa 
Soraya de Souza -  soraya.souza@virta.inf.br / (11) 3894 -2124 e (11) 9 99185822
Fernanda Arantes -  fernanda.arantes@virta.inf.br / (11) 3894-2431
Lucila Lopes -  lucila.lopes@virta.inf.br / (11) 3894-2423

 

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. 

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse  www.picplast.com.br plasticotranforma.com.br

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa. 

 

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas.