18/04/2022

Páscoa consciente: dicas para reutilizar as embalagens plásticas dos ovos de chocolate

Já escolheu seu ovo de Páscoa? Ele pode ser de chocolate ao leite, chocolate branco ou até mesmo de colher, mas o certo é que junto ao ovo que você escolher, virá uma embalagem plástica. O material é o preferido por ser flexível, o que possibilita uma melhor conservação do chocolate.

Mas depois de se deliciar com os diferentes tipos de ovos, é importante pensar no descarte correto. Todas as camadas da embalagem dos ovos de Páscoa são recicláveis: limpos e secos, tanto o plástico flexível que envolve o produto quanto o copinho que serve de base, devem ser reaproveitados ou encaminhados à coleta seletiva.

Segundo Mariana Fernandes, do Movimento Plástico Transforma, reutilizar resíduos plásticos é uma excelente forma de prolongar a vida útil dos materiais e impedir que eles acabem indo para aterros sanitários. "Além de se deliciar com os chocolates, reaproveitar os plásticos que fazem parte da embalagem é dar uma nova utilidade ao produto, a ação ajuda o meio ambiente e pode ser uma forma de ter bons momentos em família", afirma.

Seguem abaixo algumas ideias de reutilização de resíduos plásticos.

Vaso e mini viveiros de plantas: com os copinhos plásticos que servem como base para os ovos é possível criar pequenos viveiros para plantas e hortas. Com uma tesoura faça alguns buracos no fundo do copinho para o escoamento da água. Coloque bolinhas de argila para manter a terra sempre úmida, enterre as sementes e preencha com terra.

Potinhos para guardar massinha de modelar: As cápsulas que envolvem os ovos são uma excelente opção para guardar e conservar as massinhas para modelar utilizadas pelas crianças. Convide a criançada e personalize as cápsulas com tinta guache, por exemplo.

Porta-velas: Tanto com o plástico flexível que envolve o ovo quanto com o copo suporte é possível fazer diferentes porta-velas. Preencha a base com cera derretida em banho-maria e abuse da imaginação para a decoração da base ou das cápsulas. Vale pintar, colar fitilhos, e até reaproveitar o papel que embrulhou o ovo.

Chocalho: Se você tem criança pequena em casa, a base do ovo pode virar um divertido chocalho. Preencha com feijões e outras sementes uma das bases e use cola quente para unir uma base na outra. Estimule a criança a convidar os amigos para uma banda de percussão feita a partir de materiais reaproveitados!

Com poucos materiais e criatividade é possível garantir um novo uso para as embalagens e concretizar um consumo mais responsável.

Sustentabilidade

Além de divertir os pequenos, a reutilização do plástico também é uma ferramenta importante de estímulo ao que chamamos de Economia Circular, um conceito de produção que basicamente preconiza a produção de lixo zero. Tanto empresas quanto cidadãos comuns podem e devem adotar hábitos de consumo pautados na gestão eficiente dos recursos e resíduos - isso traz benefícios para toda a sociedade, e, no caso das crianças, em particular, desperta nelas desde cedo a consciência sobre a responsabilidade em se gerir bem aquilo que o planeta nos provê.

Sobre o projeto:

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico - fruto da parceria entre a?ABIPLAST?e a Braskem.