10/03/2023

Mulheres são destaque e protagonistas da história da indústria do plástico

No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e em alguns setores dominados pela ciência, tecnologia e engenharia, por exemplo, a atuação do público feminino ainda é minoria. A indústria do plástico é um exemplo de setor que ainda precisa ter uma participação feminina impulsionada e incentivada.

 

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria ( CNI ), entre 2010 e 2020, o avanço da participação das mulheres no setor industrial foi pequeno: de 23,4% para 24,2% do total de trabalhadores. Além disso, apenas 8% dos cargos de CEO são ocupados por mulheres, segundo o Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg e quando se trata de cargos de liderança no geral, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , 37,4% das cadeiras gerenciais são ocupadas por mulheres no país.

Cases de sucesso

Simone Orosco, sócia-proprietária da C3P2, empresa que atua com representação de vendas e educação a respeito do plástico, acredita que há ainda um longo caminho a ser seguido. Com mais de 30 anos na indústria plástica, ela percebe uma lacuna entre as experiências profissionais femininas e masculinas. "É preciso que a mulher se esforce muito mais para provar o seu valor e mostrar que o que você está falando é com base em conhecimento e experiência", conta.

Ao longo de sua carreira, Simone precisou lidar com alguns desafios dessa natureza, principalmente quando foi gerente de produção. "Foi difícil porque era necessário tomar decisões rápidas, já que a produção não para, e eu era a única mulher com homens que já trabalhavam ali há 20, 30 anos. Tomar uma decisão contrária ao que eles acreditavam ser certo era o mais complicado". Ela acredita, no entanto, que sua missão foi cumprida com sucesso. "No fim eu consegui fazer o tinha que ser feito e conquistei amigos, sou respeitada até hoje por essas pessoas. Foi uma questão de provar o meu valor", relembra. Hoje ela lidera sua própria empresa em sociedade com a amiga Adriane Wontroba, que também tem experiência no setor.

Vivência parecida teve a Ana Rita Segismundo Molessani, sócia na empresa de representação comercial de matérias-primas plásticas S&M Representações . Para ela, sobretudo na área da indústria, a mulher tem que se preparar muito bem tecnicamente e emocionalmente porque cada dia é um desafio. "É preciso se impor como uma profissional e fazer aparecer a oportunidade. Se ficar sentada esperando, não vai acontecer", acredita a química, que está há quase 40 anos na área do plástico.

"Quando nós (mulheres) entrávamos para uma empresa, éramos a minoria da minoria. Na área do laboratório, por exemplo, que foi onde eu comecei, era só eu de mulher entre quatro homens. Entrei jovem ainda, com experiência zero, para ser estagiária. Naquela época, eu sofria bullying por sem mulher, baixinha... (risos). Então, temos que ter determinação e saber o que a gente realmente quer ter de conquista na vida", ressalta Ana Rita, que já foi professora do SENAI e lecionou para muitas mulheres que hoje seguem na área.

Determinação não falta às mulheres da indústria do plástico, que batalham para que sua presença seja mais igualitária e naturalizada no setor. O resultado disso é a mudança no ambiente coorporativo. Simone concorda. Para ela, a experiência que a mulher tem ao administrar com sucesso suas várias vidas, enquanto dona de casa, esposa, mãe e profissional, pode ser um diferencial na tomada de decisões. "O que eu vejo é que as mulheres se dedicam muito, trabalham muito e conseguem resultados. Também conseguem melhorar o ambiente de trabalho, promovendo uma interação mais leve e melhor entre as pessoas". Apesar de crítica ao momento atual, Simone tem esperanças para o futuro. "É um caminho longo a ser seguido, mas que vai melhorar", finaliza.

Aumento da Produtividade

Outro ponto importante, apontado pelo relatório Diversity Matters: Latin America, da McKinsey&Company, indica que, uma empresa mais diversa tem uma performance financeira 20% melhor que a empresa que não busca promover políticas de diversidade em seu corpo laboral. Isso acontece porque, segundo o estudo, uma empresa com mais igualdade é uma empresa com funcionários mais satisfeitos e que performam melhor. Simone Carvalho, do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, concorda. "É possível ver, na prática, na indústria de transformação do plástico, como empresas que são mais diversas, principalmente com maior presença feminina, têm melhores resultados.", afirma.

Como exemplo positivo de iniciativa voltada a aumentar a presença de mulheres nos altos cargos das empresas, o Programa Diversidade em Conselho (PDeC), realizado pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC) em conjunto com o Women Corporate Directors (WCD), a B3 e a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, busca formar um banco de dados com nomes de mulheres preparadas para assumir cargos em conselhos. O projeto, que está entrando em sua sétima turma, com no máximo 35 participantes, sendo até cinco bolsistas, tem como foco, executivas já experientes e que ocupam altos cargos em empresas.

Sobre o PICPlast

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação e reciclagem plástica.  O PICPlast já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações em prol da imagem do plástico e programas de capacitações.

A iniciativa é baseada em dois pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, e promoção das vantagens do plástico. O PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e www.plasticotransforma.com.br .

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