A Nike usou sobras coletadas do chão de fábricas, o que chamamos de "fios de lixo espacial" reciclados para criar os tênis Space Hippie em um projeto que tem como objetivo reduzir o impacto do carbono de seus produtos. O produto é tema de uma matéria publicada pelo site Forbes.com.
Segundo o texto, a marca de equipamentos esportivos afirma que 90% da parte superior do tênis é feita de materiais reciclados. A parte intermediária de amortecimento é feita de espuma ZoomX retirada da produção do tênis de corrida Nike Vaporfly 4%. Esta espuma leve é reaproveitada em um método que produz apenas cerca de metade do dióxido de carbono equivalente à criação de espumas Nike típicas.
A reportagem reforça que a marca tem uma história impressionante de responsabilidade social corporativa. Em 1994, ela começou seu programa Grind, que transforma calçados de treinamento usados em materiais excedentes em pistas de corrida e, desde 2010, evitou que 7,5 bilhões de garrafas de plástico fossem parar em aterros graças a calçados e roupas recicladas como o Nike VaporMax Random, que é feito com mais de 75 por cento de materiais reciclados.
Leia a matéria completa: https://www.forbes.com/sites/scottsnowden/2020/08/24/green-gear-nike-space-hippie/#2945db2a72f0