Em 2020, a Greco & Guerreiro, empresa especializada em soluções e inovações em embalagens sopradas, completará 30 anos de atuação. A empresa, que passou por diversos desafios nos últimos anos, nasceu de um sonho do empreendedor Alcides Guerreiro Torres e de um desafio de sua mãe. Segundo Alcides, após dar muito trabalho nos estudos, a mãe o desafiou: ou ele passava a se dedicar aos estudos, ou ia trabalhar. Alcides decidiu pelo segundo caminho, e se tornou ajudante geral no chão de fábrica de embalagens plásticas.
Por ser muito curioso e ter bastante ambição, Alcides passou por praticamente todas as áreas da empresa, chegando ao cargo de supervisor geral, e aprendendo muito sobre o segmento. A fábrica acabou sendo vendida para uma multinacional no mesmo período em que ele decidiu investir seu tempo e dinheiro em uma loja de doces que havia aberto em Morungaba. O negócio acabou não dando certo, e Alcides se viu, depois de alguns meses, apenas com uma Kombi e uma linha telefônica.
Sem saber muito o que fazer da vida, em um fim de semana, nos classificados de um jornal, encontrou um anúncio que chamou sua atenção. "Ganhe dinheiro fácil!". A proposta era que ele comprasse uma máquina de fazer sabão - segundo ele, não era bem uma máquina, mas um monte de tachos.
Para comprar o equipamento, Alcides vendeu a linha telefônica que tinha. "Fiquei quase seis meses tentando fazer sabão, e não consegui vender um pacote porque não dava certo. Até que fiz amizade com o técnico que arrumava a máquina e ele ficou com pena de mim e me deu uma formulação de produtos líquidos que nada mais era do que o concentrado que vinha em um tonel e, quando chegava, você misturava com água e vendia separadamente". Com isso, o empreendedor teve que passar a comprar embalagens plásticas usadas para vender os produtos. O negócio passou a ir bem, e ele começou a ter dificuldades em encontrar as embalagens plásticas. Foi nesse momento que Alcides pensou em unir o conhecimento que possuía sobre as embalagens plásticas com a necessidade de mercado.
Com o investimento de um amigo, empresário da cidade, Alcides comprou a primeira máquina de fazer embalagem. No começo, passou a suprir a demanda que tinha, mas aos poucos, foi tendo sobra do material. O executivo então decidiu explorar esse mercado buscando clientes. E foi aí que de fato nasceu a Greco & Guerreiro. O primeiro produto da empresa foi a embalagem chamada Marimba, que está até hoje na linha de produtos da empresa, com esse mesmo nome. "A Greco & Guerreiro surgiu em 1990, e a parte de embalagens começou por volta de 1991 -1992. No começo, eu fazia tudo, eu produzia, eu fazia o frasco e a impressão. Participava de toda a produção", conta Alcides.
Entre os maiores aprendizados desse período, o empreendedor destaca a importância de diversificar o portfólio de clientes. "Em 1996, a Greco & Guerreiro tinha cerca de quatro clientes, sendo que uma delas representava mais de 80% do faturamento da empresa. Justamente essa empresa pediu concordata, e nós tivemos que nos reinventar e ir atrás do prejuízo. Depois disso, aprendi sobre a importância de diversificar os clientes", complementa.
Hoje, a Greco & Guerreiro possui mais de 400 clientes e 800 funcionários, produzindo cerca de 40 milhões de frascos soprados por mês, entregando para os mercados de Higiene e Limpeza, Alimentício, Farmacêutico, Hospitalar e Automotivo. Recentemente, e baseada no conceito de Economia Circular, a empresa ratificou seu compromisso com o meio ambiente, criando o Embalo Sustentável. A ação tem como objetivo contemplar as embalagens plásticas produzidas com blendas de material reciclado pós-consumo. "Desde o início da Greco & Guerreiro, trabalhamos com matéria-prima de origem reciclada, e agora, em um momento em que a Economia Linear se mostra cada vez mais inviável, reforçamos nosso compromisso criando um ciclo infinito", explica Alcides.
Sobre o futuro da Greco & Guerreiro, o executivo conta que ele está nas mãos dos seus filhos e dos filhos de seu sócio, Humberto. "Eles estão conosco desde os 16 anos, conhecendo a empresa e assumindo setores importantes da empresa. Eles abraçaram a companhia com o mesmo amor pelo negócio que eu e o Humberto temos, além de seguirem com o nosso principal princípio: o de valorizar o colaborador", finaliza Alcides.