16/03/2018

Webinar PICPlast - Fundação Dom Cabral analisa as perspectivas do setor em 2018

Para a Fundação Dom Cabral (FDC), o otimismo sobre a macroeconomia neste ano precisa ser encarada com mais parcimônia.

Em um webinar promovido em parceria com o PICPlast, o professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Hugo Ferreira Braga Tadeu, fala sobre as tendências e perspectivas do mercado em relação ao cenário macroeconômico, o papel da indústria no crescimento, os aprendizados para a cadeia do plástico e o desafio da manutenção da produtividade.

O representante da FDC discorda da opinião de muitos economistas que defendem a solidez da recuperação econômica brasileira comparada a outros países e classifica como conjuntural o perfil do crescimento atual do país: "Nosso crescimento é mais conjuntural do que estrutural. Se prestarmos atenção aos dados de produtividade, veremos que o único país com índices negativos é o Brasil, colocando as perspectivas de crescimento em um índice não tão vigoroso assim", afirma Hugo.

Produtividade passa pela inovação e gestão

Para que o Brasil cresça de fato, Hugo acredita ser fundamental que os setores produtivos dependam menos dos subsídios públicos e que invistam mais em inovação e tecnologia. "Seria muito mais vantajoso dialogar para ter uma agenda econômica com menor intervenção do estado e maior presença de empresas privadas, de investimento em inovação e de produtividade para o crescimento".

O pesquisador da FDC destaca o agronegócio e o sistema financeiro brasileiro como setores que possuem agendas voltadas à busca de inovações e que, por isso, "nadam à margem" do mercado. Hugo acredita que a cadeia do plástico pode fazer um movimento similar aos desses dois segmentos se continuar a basear suas ações em 3 processos essenciais: melhorar a qualificação de mão de obra, mudar a mentalidade de gestão e aprimorar o investimento em inovação.

O professor e pesquisador atua no Núcleo de inovação e Empreendedorismo da FDC, que possui 3 grandes atividades. Uma delas é o CRI, Centro de Referências em Inovação, comunidade que reúne 52 e médias empresas, startups e universidades para debater assuntos relativos ao presente e futuro do desenvolvimento em inovações.

Clique aqui e assista ao webinar na íntegra!