17/10/2018

PICPlast lança o EckoBlocks, game de reciclagem para crianças

Encontro com pequenos criadores marca lançamento do EckoBlocks
O PICPlast apresenta mais uma importante iniciativa em prol da conscientização da sociedade em relação à importância da reciclagem: o EckoBlocks. O game, que pode ser acessado por celular ou tablet, é voltado para crianças de 6 a 11 anos e visa despertar a consciência ambiental através da diversão, proporcionando uma experiência lúdica sobre reciclagem e o desenvolvimento de uma cidade sustentável. Para celebrar a novidade, o PICPlast organizou nesse último mês de outubro um encontro com aqueles que tiveram uma participação fundamental na concepção do game: as próprias crianças, mais especificamente os filhos e filhas de colaboradores da Braskem e da ABIPLAST.
Durante a fase inicial de desenvolvimento do jogo, há cerca de um ano, foi realizado um primeiro evento com o público-alvo: uma oficina com meninos e meninas de até 12 anos, participantes do encontro de Dia das Crianças na Braskem. Nessa oficina, puderam criar personagens e fazer parte do desenvolvimento da narrativa do jogo, que é inspirado no sucesso digital Minecraft.

O objetivo da ação foi ouvir das crianças e adultos quais as características necessárias para que o jogo pudesse ser considerado divertido e, ao mesmo tempo, educativo. As crianças puderam opinar em tudo, desde qual o formato que mais agradaria até a expectativa sobre a dinâmica da atividade e dos personagens. Foi criada então uma versão "demo" do game, que pôde ser testada por todos os envolvidos no projeto. Após esse primeiro contato com seu público-alvo, o projeto ganhou corpo e o jogo completo foi desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses, recebendo o nome de EckoBlocks.

A ideia de um novo encontro então surgiu para apresentar o jogo às crianças e avaliar como ele seria recebido por elas. O garoto Henrique, de seis anos, filho da responsável por Governança Corporativa do departamento jurídico da Braskem, Fernanda Martinez, ficou bastante curioso com os personagens e o ambiente do game, que rodava na tela do tablet: "Essa iniciativa é sensacional e extremamente importante, porque desperta nas crianças o interesse sobre a reciclagem e traz conhecimento sobre a realidade do mundo em que vivem", comentou a mãe enquanto observava o menino entretido com o jogo.

Já para Bento, de quatro anos, filho da líder de Engenharia de Projetos da Braskem, Carolina Bulhões, o EckoBlocks é legal, mas montar os personagens em dobraduras foi mais divertido. Além de poder conhecer e testar o jogo nos tablets, os pequenos também participaram de uma oficina de paper toys, onde puderam montar os personagens por meio de dobraduras e colagem e interagir com os monitores para criar histórias em torno da temática do jogo, reforçando suas principais mensagens de forma lúdica e divertida.

Previsto para esse ano, o EckoBlocks estará disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para aparelhos com sistemas iOS e Android. Para saber mais, acesse: http://www.picplast.com.br/jogo-eckoblocks .
Confira algumas fotos dos participantes do evento: