24/11/2016

PICPlast e Sebrae se unem para estimular o setor

Com o objetivo de estimular a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras datransformação do plástico, o PICPlast firmou parceriacom o Sebrae e, este ano, passou a oferecer um programa educacional econsultorias sobre desenvolvimento gerencial a essas empresas.

 

Ainiciativa contempla 100 microempresas e empresas de pequeno portetransformadoras de materiais plásticos localizadas nos estados de Alagoas,Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina eSão Paulo.

 

Dessas iniciativas, algumas já apresentamresultados. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 15 empresas aderiram ao programa. Após um processo de diagnostico, estãosendo realizadas entre essas empresas 232 horas em consultorias sobre eficiênciaenergética, 433 horas em atendimentos sobre aperfeiçoamento de processo produtivoe 80 horas em consultorias para desenvolvimento de produtos.

 

Atémeados de outubro, essas consultorias serão encerradas e o programa segue até ofim do ano com agendas de capacitação em gestão e negócios, além de visitastécnicas, oficinas e palestras. A adesão tem sido um ponto positivo no RioGrande do Sul. O programa contabilizou a participação média de 80% das empresasnos encontros e reuniões, índice bastante elevado.

 

Jáno Rio de Janeiro, dez empresas aderiramao programa. A partir do processo de diagnóstico, foi possível gerar o Plano deDesenvolvimento Empresarial, com ações voltadas à melhoria de resultados nagestão financeira, de estratégias empresariais do negócio, apoio àimplantação de processos contínuos de gestão da qualidade, suporte à gestãocomercial e apoio, por meio de indicadores de desempenho à medição e resultadose tomadas de decisão para os negócios.

 

Até o momento, os empresários passaram por 28 horasde treinamentos em Gestão Financeira, 12 horas de consultoria por empresa e aimplantação de cinco ferramentas: Plano de Contas, Movimentode Caixa, Contas a Pagar, Contas a Receber e Fluxo de Caixa. No Rio de Janeiroo engajamento também foi alto, apresentando uma média de presença de 90%. Noestado, o projeto total deverá serrealizado até meados de 2017.

 

Deacordo com dados da ABIPLAST (2014), as micro e pequenas empresas representam93,4% do total das 11.559 empresas de transformados plásticos do país. Oobjetivo do PICPlast é avançar com esse tipo de ação, oferecendo a oportunidadepara as pequenas e médias empresas brasileiras da transformação do plástico de sedesenvolverem e buscarem um diferencial para seu negócio.