21/02/2018

Pesquisa aponta o que quer o transformador de plástico no Brasil

O transformador de plástico no Brasil busca por iniciativas que o ajude a vender
mais (59,4%) e acredita que inovação em produtos (49,3%) é o caminho para o
crescimento. É o que mostra o estudo de mercado encomendado pelo PICPlast,
Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, uma iniciativa setorial da ABIPLAST e da
Braskem. Para 59,4% desta amostra, abrir novos mercados é a prioridade.


A pesquisa revelou ainda o perfil destes empresários: homens (78,1%), com mais
de 35 anos (82,3%) e com escolaridade superior à graduação (86,7%), que
conduzem empresas familiares (70,1%), com 50 a 500 funcionários (61,5%),
localizadas no estado de São Paulo (46,8%). O estudo também mostra a
participação de diferentes áreas da transformação. Os produtos plásticos são
obtidos a partir da fusão das matérias-primas e sua conformação em moldes ou
matrizes. Para a extrusão de filmes (ramo de 55,8% dos participantes da pesquisa)
é usada uma máquina extrusora onde a matéria-prima fundida forma filmes flexíveis
que, posteriormente, serão transformados em embalagens. Já para a injeção
(31,7%) é usada uma máquina injetora que leva o material fundido ao molde através
de um bico, formando peças de formatos e aplicações diversas. Outro tipo de
transformação que aparece em destaque é a extrusão sopro (20,5%) que produz,
por exemplo, frascos para alimentos e bebidas, com a aplicação de ar comprimido
dentro do molde expandindo o material fundido.


A pesquisa traz também a participação do setor da reciclagem dos materiais
plásticos (9%) onde há a fabricação de grãos que retornarão à cadeia produtiva na
forma de novos produtos plásticos evitando a extração de novos recursos naturais e
aplicando o contexto da economia circular.

As empresas ouvidas produzem os mais diferentes tipos de produtos, principalmente
embalagens para alimentos e bebidas ou tampas (37,4%). Bobinas (29,5%),
produtos para agronegócios (22,3%), construção civil (18,7%) e embalagens para
cosméticos (15,1%) também aparecem com grande relevância entre os itens
produzidos.

Investir em renovação tecnológica, principalmente na área de processos e
equipamentos, é o desejo de 38,5% dos empresários. O mercado e a concorrência
são considerados os principais desafios para o crescimento para cerca de 30% dos
entrevistados. Os empreendedores da indústria do plástico têm interesse em
iniciativas voltadas à eficiência operacional, comprovado pelos percentuais altos
daqueles que querem reduzir perdas (67,7%) e aumentar o controle de qualidade
(61,2%).


Para atender a estas demandas, o PICPlast realiza, ao longo do ano, uma série de
ações que visa beneficiar os atuantes do setor. Desde 2013 já foram investidos
cerca de R$ 15 milhões em iniciativas direcionadas aos transformadores. São
projetos que auxiliam desde o pensamento com foco em inovação até gestão
financeira e controle de qualidade.