24/11/2016

Levantamento inédito sobre a indústria de reciclagem de plásticos no Brasil

Com o objetivo de mapear aindústria brasileira de reciclagem de plásticos, foi realizado levantamentoinédito abrangendo, desde as cooperativas até os recicladores, além dos pontosde entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs). O trabalho foi realizadopela FIA (Fundação Instituto de Administração), em todo o Brasil. Para tanto,foram realizados mais de 4.700 contatos,entre PEV's, entidades e empresas. Dessas, 169 recicladoras industriaisefetivamente responderam ao questionário.

A checagem revelou que setrata de uma indústria madura: 75% delas têm mais de 11 anos de mercado. É ummercado com 34% de pequenas empresas, 31% de médias, 24% de microempresas, 6% degrandes empresas e 2% são cooperativas. Em número de funcionários, a maiorparte tem entre 21 e 50 colaboradores (29%), 23% acima de 50 colaboradores, 19Þ 6 a 17 pessoas, 17% de 11 a 20 e 12% até cinco funcionários.

Cerca de 63% das empresasentrevistadas atuam com vários tipos de plásticos. O nível de beneficiamento semostrou alto: dentre as empresas entrevistadas, 63,3% delas fazem a granulação(pelletização) dos recicláveis, 33% chegam à fase de reprocessamento etransformação e 3% fazem exclusivamente a moagem. Parte do material a serreciclado vem de cooperativas (28% em número de empresas e 48% do volume),parte do comércio atacadista (16% em número de empresas e 9% do volume) e parteindustrial (41% em número de empresas e 36% do volume).

 

Mapeamento dos pontos de entrega de recicláveis - O trabalho de pesquisa daFIA foi realizado em duas frentes. Além da pesquisa sobre a reciclagem doplástico, foi feito o mapeamento georreferenciado dos PEVs (Pontos de EntregaVoluntária). Foram cadastrados 1.936 pontos, em 61 cidades de 20 estadosbrasileiros, que podem ser acessados via aplicativo ou pela internet.

O APP "Reciclagem dePlásticos" permite ao usuário acessar rapidamente o endereço do PEV maispróximo de sua casa ou estabelecimento comercial. As buscas pelo PEV ou porrecicladores podem ser feitas por meio doCEP, nome de rua e, no caso dos aplicativos para celular, por georreferenciamentoautomático, quando o aparelho possuir essa função.

Os dados podem seracessados gratuitamente pelo APP "Reciclagem de Plásticos", que está disponívelpara download aos usuários de smartphones com sistema iOS e Android, ou viainternet: www.reciclagemdeplastico.org.br .