20/12/2017

JP online - 34º Encontro Nacional do Plástico - celebração do 50º Aniversário da ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico

A 34ª versão do Encontro Nacional do Plástico, realizada em 01/12, em São Paulo, na Casa Fasano, revestiu-se de pleno êxito: mais de 400 personalidades do mundo empresarial petroquímico/plástico e autoridades governamentais estiveram lá presentes.

A data marcou, também, a comemoração do 50º aniversário da entidade representativa do setor transformador plástico nacional, a ABIPLAST.

Na ocasião foram homenageados: Aurélio de Paula, Diretor da ABIPLAST ; Toshio Nagabayashi, Diretor-Presidente da Sansuy S/A; Hagop Guerekmezian, Diretor- Presidente da Karina Plásticos e Luciano Nitrini Guidolin, Diretor-Presidente do Grupo Odebrecht.

O evento teve início, aproximadamente, às 21:30h, com o discurso do Diretor-Presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho:

"Boa noite,

Agradeço a presença de todos em nosso trigésimo quarto encontro, em especial às autoridades que vieram nos prestigiar.

É uma grande alegria recebê-los na celebração dos 50 anos da ABIPLAST. Temos muitos bons motivos para comemorar.

Esta jornada de cinco décadas consolida o papel da ABIPLAST como agregadora dos transformadores e recicladores de plástico.

Também temos atuado para que a sociedade reconheça que as soluções plásticas são fundamentais em nossa economia.

E é com muito orgulho que completamos meio século cumprindo esta missão. Além de comemorar, é também uma oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para que a entidade atingisse seu nível de desenvolvimento.

É impossível citar todos que colaboraram, doando, inclusive, seu tempo para que a ABIPLAST se tornasse o que ela é hoje.

Destaco que a entidade é uma construção coletiva de empreendedores, executivos, presidentes de sindicatos e trabalhadores do setor.

Quero aproveitar a oportunidade para homenagear àqueles que nos deixaram nesse último ano: Samuel Wajsbrot, da Cromex; Alfredo Costa, da Indeplast; e Denise Dybas, do Simpep.

Sem dúvida, são perdas irreparáveis, mas o exemplo que nos deixaram é um impulso para lutar e tornar a entidade cada vez melhor.

Sabemos que essas cinco décadas trouxeram grandes desafios e batalhas, mas podemos nos orgulhar do caminho que trilhamos até aqui.

Para que toda essa memória não se perca, produzimos um livro comemorativo do cinquentenário da ABIPLAST, que está sendo lançado hoje.

Ele faz uma retrospectiva de marcos políticos e econômicos do País e os reflexos em nosso setor, resgatando a história da entidade e da nossa indústria. História essa que é muito maior que este livro.

É preciso conhecer o passado e avaliar com clareza o presente para que possamos projetar o futuro.

Nessa construção, é fundamental envolvermos a nova geração e ampliar nossos mercados. Nesse sentido, demos importantes passos hoje.

Pela manhã tivemos a presença da nova geração dos transformadores que estão dando forma ao Comitê de Jovens Empresários do nosso setor.

Quero aproveitar, também, para anunciar a assinatura da renovação do convênio com a APEX, o que representa um novo ciclo para o 'Think Plastic Brazil' e para as exportações da indústria de transformados plásticos.

Também pela manhã fizemos um balanço desse ano e falamos um pouco sobre as projeções para 2018, e gostaria de compartilhar essas informações com todos vocês.

Embora o ambiente político ainda esteja nebuloso, já tivemos ganhos que foram importantes.

Depois de três anos de retração, tivemos em 2017 a retomada da produção e do emprego; a inflação dentro da meta; quedas das taxas de juros com melhora do acesso ao crédito; aumento da confiança dos empresários; o que indica que o próximo ano, esperamos que deixe o pior para trás.

A aprovação da PEC dos gastos, a reforma do setor de Óleo e Gás, a discussão da reforma da previdência, a reforma trabalhista trouxeram impactos positivos ao mercado e também um novo desafio para os sindicatos.

Fomos os primeiros a defender que a contribuição fosse opcional, e agora temos que mostrar para a sociedade como é a atuação desse novo sindicato, reinventando o sindicalismo patronal.

Não podemos deixar de mencionar que em 2018 teremos eleições presidenciais. Temos a obrigação de ajudar a formular opiniões e propostas para melhorar o nosso País.

É importante colocarmos na pauta de debates com os candidatos temas que são fundamentais para a nossa indústria, bem como iniciativas que privilegiem a eficiência e a tecnologia na implantação de políticas públicas.

E nessa missão temos que ressaltar a militância do setor de transformados plásticos e reciclagem. Temos hoje o primeiro presidente de federação de indústria oriundo do setor de transformados plásticos, Leo Castro, Presidente da FINDES, e seu pai, o amigo Sergio Rogerio que, como ele mesmo diz, está 'Senador da República'.

No nosso dia a dia, com nossos pares e parceiros, temos um dever cívico de trazer novas práticas e participarmos ativamente da reconstrução política e ética do Brasil. Somente assim será possível termos o desenvolvimento que sonhamos.

Desejo uma boa festa a todos e em 2018 estaremos juntos novamente.

Muito obrigado!"

Após o discurso, foi exibido um vídeo sobre o PlastCoLab, um makerspace pop up de três andares construído em plena Avenida Paulista. (leia matéria específica sobre o assunto nessa edição).

Em seguida o dirigente da entidade máxima dos plásticos leu o currículo de cada homenageado e a jornalista Rosana Jatobá, mestre de cerimônias do evento, chamou-os ao palco, individualmente, para o recebimento dos respectivos troféus.

Homenageados

Aurélio de Paula - Diretor Secretário da Abiplast

Desde cedo, com 22 anos, fundou com um sócio, em 1968, a Ind. e Com. de Plásticos Majestic Ltda. É casado com a Sra. Maria Helena da Silva de Paula, que, esteve sempre ao seu lado, dando apoio e participando de sua vida. Tem 2 filhas: Renata Helena de Paula, arquiteta; e Maria Cristina de Paula Chaplin, administradora. Aurélio estudou no Colégio Rio Branco e é formado em Administração de Empresas.

Como sócio proprietário da Majestic ficou à frente das áreas comercial e administrativa; depois de 49 anos de atividade profissional, em julho de 2017, vendeu sua participação na empresa e partiu para um novo ciclo. De 1990 a 2000, a Majestic chegou a ser a 3ª produtora de tubos plásticos do país, com uma grande distribuição em muitos pontos de vendas em vários Estados.

Em 1987, com um grupo de 8 Empresários de Cumbica, Guarulhos, fundou a ASEC - Associação dos Empresários de Cumbica, da qual foi Presidente, Vice-Presidente e, atualmente, Diretor. Participou em várias entidades setoriais como Diretor: ASFAMAS - Associação dos Fabricantes de Materiais para Saneamento; ABPE - Assoc. Brasileira de Tubos Adicionar ao dicionário e Sistemas; AFAP - Assoc. Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Cívil; Plastivida - sócio Fundador e 1º Presidente; INP- Instituto Nacional do Plástico

Atualmente, permanece nos quadros da: Abiplast - Diretor; Sindiplast - Vice Presidente; Instituto do PVC - Diretor; Fiesp - Membro do Conselho Industrial; Ciesp - Membro do Conselho Industrial.

E, finalmente, 'na parte esportiva', deixando um tempinho para seu time de coração, o Sport Club Corinthians Paulista, foi: Vice-Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Adjunto e é Conselheiro Vitalício há 39 anos. Também é Conselheiro no Esporte Clube Pinheiros.

Toshio Nagabayashi - Diretor Presidente da Sansuy S/A Ind. De Plásticos

Natural do Japão, chegou ao Brasil em dezembro de 1956; foi agricultor no interior do Estado de São Paulo, até início de 1975. Foi graduado em Administração de empresas pela FGV de São Paulo em 1969; em julho de 1979 ingressou na empresa de plásticos Sansuy S/A, na área de custos e orçamentos.

Posteriormente, atuou em diversas áreas: de comércio exterior, na subsidiária dos Estados Unidos, na unidade industrial da Bahia, na unidade industrial de Taboão da Serra, SP; na assistência técnica e desenvolvimento na unidade industrial de Embú das Artes, SP; na área comercial e de finanças; depois assumiu a Presidência da Sansuy.

Toshio também participa do Conselho Deliberativo da Abrapla - Associação Brasileira da Indústria de Laminados Plásticos e Espuma Flexíveis e é Diretor Tesoureiro do Sindiplast - Sindicato da Indústria de Material Plástico do Est. São Paulo, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Est. de SP.

Hagop Guerekmezian - Diretor Presidente da Karina Ind. Com. De Plásticos

Começou sua carreira em 1964 trabalhando em uma pequena indústria de propriedade de seu pai; em 1979 fundou a Karina Plásticos com a finalidade exclusiva de fabricação de compostos de PVC e concentrados de cores.

Após alguns anos, iniciou a fabricação de mangueiras flexíveis e tubos rígidos para construção civil, atividades essas que foram sendo encerradas durante os anos 90, retomando o foco da empresa somente para a fabricação de compostos de PVC .

Em 2000 iniciou a construção de uma nova unidade de PVC e, posteriormente, ingressou na fabricação de compostos poliolefínicos. A empresa conta hoje com 1.100 funcionários.

Hagop participa de forma muito atuante como membro dos Conselhos da ABIPLAST, do Sindiplast e na Fiesp.

Luciano Nitrini Guidolin - Diretor Presidente do Grupo Odebrecht

Engenheiro de produção, formou-se pela Escola Politécnica da USP; possui MBA pela Harvard Business School, Estados Unidos. Ingressou, em 1994, como estagiário na empresa Poliolefinas/PPH (posteriormente OPP/Braskem), tendo atuado 17 anos no setor petroquímico. Sua atuação incluiu responsabilidades nas áreas de planejamento, exportação, comercial e inovação.

Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente da Braskem, responsável, dentre outras, pelas áreas de poliolefinas renováveis e vinílicos. Para coroar seu currículo, a partir do 1º semestre de 2017, foi promovido a Diretor-Presidente do Grupo Odebrecht.

Após essas homenagens, foi servido o jantar e deu-se a confraternização dos convidados através de show de música ao vivo.

Aurélio nos disse que ficou muito orgulhoso pela homenagem recebida. Nós também compartilhamos desse orgulho: ele é nosso amigo desde 1968, época em que fundou sua empresa Majestic, quando o Jornal de Plásticos também era dirigido por seu fundador, o jornalista Ataliba Belleza Chagas.

Parabenizamos a ABIPLAST pela confecção desse livro comemorativo dos 50 anos da entidade!

Entendemos como poucos a importância de se deixar registrados os acontecimentos da História, pois, como veículo de comunicação, o Jornal de Plásticos, com seus 61 anos de existência, foi testemunha ocular e participante ativo de vários momentos importantes da indústria nacional, entre eles, o de 1967, quando contribuiu ativamente com Dílson Funaro na fundação da ABIPLAST.

As palavras de José Ricardo Roriz - É preciso conhecer o passado e avaliar com clareza o presente para que possamos projetar o futuro - foram muito precisas e melhor explicitam também nossos sentimentos em relação à ABIPLAST: nós estávamos lá no passado, em 1967; estamos podendo viver esse presente comemorativo com a entidade e, temos certeza, que continuaremos a apoiá-la no futuro como parceiros de jornada.

Finalizando, gostaríamos de republicar um trecho do Editorial do JP de julho de 1998, quando seu diretor Ataliba Belleza Chagas escreveu:

"O TEMPO PASSOU, as entidades sindicais se fortificaram e, finalmente, em 1967, contribuímos diretamente com o nosso amigo pessoal, o inesquecível Dilson Funaro, na elaboração e concretização de um sonho: a fundação da ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico, entidade que congrega, hoje, a quase totalidade de sindicatos regionais de transformação do plástico e Associações ligadas ao setor."