26/11/2015

Inovação acessível

O PICPlast, em parceria com a consultoria Inventta, promoveu um programa de inovação com a participação de 15 empresas da indústria brasileira de transformação plástica. A ação, que teve duração de um ano e foi finalizada no segundo semestre de 2015, ajudou as empresas na criação e implantação de inovações em produtos e processos, com base em iniciativas próprias.
 
Cada empresa participante teve apoio individualizado para a viabilização das inovações mapeadas. O programa contou com reuniões presenciais e suporte da consultoria durante todo o processo.
 
Ao todo foram realizadas mais de 150 entrevistas com os membros das empresas; mais de 40 profissionais treinados em etnografia; cerca de duas mil novas ideias geradas ao longo do programa e 30 projetos avaliados, entre inovação de produto e de processo para busca de oportunidade de fomento à inovação.
 
As empresas que fizeram parte da capacitação foram selecionadas previamente levando em consideração critérios como: a relevância estratégica e o potencial de impacto de suas ideias somadas à disponibilidade, capacidade de engajamento de suas lideranças, bem como a entrega de um pré-projeto contendo todos esses quesitos.
 
"Os temais mais trabalhados com as empresas foram o desenvolvimento de novos produtos e serviços, e também a criação de modelos de negócios que contemplem iniciativas próprias de incentivo à inovação. Neste período, as empresas receberam orientações sobre metodologias e ferramentas de inovação na prática, gerando diversas iniciativas de inovação que foram implementados ao longo do projeto", afirma Guilherme Pereira, sócio-diretor da Inventta.