13/12/2018

Indispensável para obras públicas e privadas

Ferramenta BIM presente em obras públicas e privadas
O PICPlast promoveu em São Paulo, no dia 28 de novembro, a segunda edição do Seminário Técnico para a Construção Civil, que contou com a presença de engenheiros, arquitetos e outros profissionais do setor. Além das vantagens em custos e produtividade que os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) e outras soluções de plástico trazem para as obras, os benefícios que a plataforma 'Building Information Modelling' (BIM) proporciona para cálculos e projetos de infraestrutura foram os temas principais do encontro.

Entre os destaques do seminário, contamos com as participações da arquiteta e PMO da SPObras, Sandra Benfica e do engenheiro de obras da Prefeitura de Jandira, Gilberto Bottan.

O Governo Federal exigirá do setor público de infraestrutura o uso do BIM a partir de 2021 e, de acordo com estudos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a utilização da ferramenta pode aumentar em 10% a produtividade do setor e reduzir em até 20% os custos das obras públicas.

TECNOLOGIA INOVADORA

"Nosso setor está em evolução constante e o BIM é o representante das novas tecnologias e das novas formas de se trabalhar", disse Jorge Alexandre ao final do evento. Para o executivo de desenvolvimento de mercado da Braskem, toda a inteligência por trás da tecnologia proporcionada pelo BIM contribui enormemente para o controle mais efetivo de todos os processos que envolvem a obra.

O sócio-diretor da Gatti Construções, Pedro Gatti, considerou positiva a atitude demonstrada pelos representantes das prefeituras de pensar no desenvolvimento sustentável de projetos que tragam benefícios para a sociedade. O empresário trabalha com produtos em PEAD para obras de drenagem e gostou muito da oportunidade de participar do seminário.

Já para o gerente de marketing da Kanaflex, Eduardo Bertella, o seminário fechou um ciclo e cumpriu o seu objetivo: "A apresentação do uso dos tubos de polietileno na prática e a demonstração de real interesse e necessidade dos profissionais das prefeituras em utilizar a ferramenta foram muito enriquecedores".