29/01/2018

Governança é palavra de ordem para as empresas de todos os perfis

As inciativas de corporações em lidar com planejamentos e regras de conduta de modo mais responsável e organizado nunca estiveram tão em voga como agora. Não importa qual é o perfil, qual o volume de negócios gerados ou se sua empresa faz parte da cadeia do plástico ou não. A preocupação com a chamada governança corporativa está no cerne de grande parte das empresas no Brasil e deixou de ser apenas mais uma questão a ser desenvolvida no futuro.

E por que isso está acontecendo agora? Nossa situação político-econômica provocou essa demanda. Embora essa necessidade sempre tenha existido, as ações de compliance estão muito mais valorizadas dentro do atual ambiente corporativo, independentemente do perfil da empresa, do mercado em que está situada e do porte no qual se encontra atualmente.

Governança virou palavra de ordem e propagar ao máximo as melhores práticas entre funcionários e colaboradores se fazem extremamente necessárias. A governança corporativa é uma exigência do mercado globalizado e serve para todos. Foi-se o tempo em que apenas as grandes corporações precisavam redobrar a atenção nesse sentido.

Criar uma verdadeira cultura de ações sólidas e transparentes requer paciência em sua aplicação, mas é um fator fundamental para a sobrevivência sustentável de seu negócio. Atuar em integração de Instrumentos que permitam o seu funcionamento equilibrado é apenas o primeiro passo.

Tomara que essa vontade de seguir regras de comprometimento de ética e boas condutas mais à risca não seja passageira. Sem ações de compliance, não existe governança corporativa. E sem governança, as empresas não crescem de maneira sustentável.

O amadurecimento do país é a chave para a evolução! E isso vale para todos.

Comitê Técnico PICPlast