26/11/2015

Fundo Setorial: resultados em 2015 e próximas ações

O Fundo Setorial - um dos braços de atuação do PICPlast criado para ser um instrumento de promoção das vantagens do plástico - completa um ano no último mês de dezembro e já acumula resultados importantes desde o seu lançamento. Até dezembro, o fundo recebeu a adesão de mais de 300 empresas do setor plástico de todas as regiões do Brasil.
 
 
Nesse período, o Fundo Setorial arrecadou cerca de R$ 2,7 milhões. A meta para 2016 é superar este valor, arrecadando cerca de R$ 3,5 milhões.
 
Comunicação sobre as vantagens do plástico
 
A etapa de planejamento das ações de comunicação já está em andamento. Em dezembro de 2015, durante o Encontro Nacional do Plástico, foi realizado o lançamento da campanha Movimento "Plástico Transforma", com a exibição de um vídeo para os empresários presentes no evento.
 
O Movimento "Plástico Transforma" terá como público-alvo, inicialmente, a própria cadeia do plástico. O foco é levar informação e disseminar conhecimento qualificado sobre o produto para empresários e profissionais do setor.
 
A campanha deve ser lançada para os colaboradores das empresas do setor no primeiro trimestre de 2016. Após esta etapa, o Movimento será ampliado para outros públicos, como formadores de opinião e sociedade.
 
Ações de reciclagem
 
A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade parceira do PICPlast, está desenvolvendo um mapeamento da indústria de reciclagem no Brasil para embasar uma série de ações a serem implementadas a partir de 2016. O mapeamento, que teve início em agosto de 2015, e está sendo finalizado neste mês de janeiro. Em breve, os resultados estarão disponíveis para o setor plástico.
 
Também no campo da reciclagem, está sendo desenvolvido um plano de coleta e triagem de resíduos recicláveis. O objetivo deste trabalho, que teve início neste mês de setembro e deve ter duração de um ano, é elaborar um planejamento estruturado de coleta e triagem, inicialmente, para a região do ABC paulista. O trabalho, que está sendo desenvolvido em parceria com a consultoria Mãos Verdes, será entregue para a gestão municipal destas cidades, com a finalidade de estimular a ampliação da reciclagem de plásticos no país.