26/11/2015

Copobras: resultados positivos com a participação no programa de inovação

Uma das empresas participantes da capacitação em inovação foi a Copobras, empresa que atua na fabricação de descartáveis como copos plásticos, pratos, potes e tampas, bandejas, marmitas, discos, porta ovos e hamburgueiras. A companhia enxergou na capacitação a oportunidade de aumentar sua excelência operacional, otimizar custos de produção e implementar processos mais flexíveis e colaborativos dentro da estrutura atual da empresa.
 
Ao longo do trabalho, a Copobras desenvolveu um programa piloto de inovação baseado no conceito "design thinking", com duração de seis meses e uma linha abrangente de atuação, contendo: Definição do escopo e dos objetivos, Definição de ambientes e personagens, Pesquisa etnográfica aplicada, Clusterização dos dados e informações, Definição de Drivers de Inovação para o processo de inovação, Evento de ideação, co-criação de conceitos e prototipação rápida, Desenvolvimento dos projetos de inovação e implantação.
 
O programa piloto, liderado por um time de 12 pessoas, atingiu mais de 100 colaboradores diretamente. Como resultado, foram desenvolvidos quatro macro-projetos, dentre eles, quatro projetos de curto prazo, quatro projetos de médio prazo e outros dois de longo prazo, com fases distintas de maturação e que estão em período de implantação.
 
Case Copobras - Moldando ideias
 
Todo o mapeamento feito ao longo do programa de inovação promovido pelo PICPlast contribuiu para a Copobras desenvolver novos produtos para o seu portfólio, soluções para o ponto de venda e valorização da marca.
 
A empresa identificou, por exemplo, a falta de produtos destinados ao público infantil. A partir desse diagnóstico, a companhia desenvolveu um produto "conceito", único no mercado brasileiro. "Identificamos a oportunidade de desenvolver um produto para o público infantil, que além de servir como descartável pudesse estimular a criança a aprender, através de cores, formar e letras", destaca Larissa Schlickmann, líder do projeto na Copobras.
 
Além do produto "conceito" a empresa está trabalhando em outros macro projetos de médio e longo prazo, que abrangem o ponto de venda e sustentabilidade. "O programa de inovação promovido pelo PICPlast nos possibilitou inovar de forma mais sistemática e organizada. A Copobras sempre inovou, a diferença é que agora temos mais foco. Estamos priorizando a inovação rápida a curto prazo e trabalhando em projeto de inovação mais robustos no médio e longo. Sabemos que inovar é o único caminho viável para a perenidade do negócio, e estamos preparando nosso time para quebrar barreiras e ser um case de inovação do segmento", finaliza.