24/11/2016

As vantagens do uso do mulching na cultura do café foram apresentadas pelo PICPlast em Monte Carmelo

No dia 19 de outubro, o PICPlast participou do " Diade Campo - Tecnologias para a cafeicultura do Cerrado Mineiro", realizado na FazendaJuliana, em Monte Carmelo (MG), com o objetivo deevidenciar a importância do plástico como solução sustentável ao agronegócio .

 

Oevento busca divulgar conhecimentos na área de cafeicultura, além de estreitaras relações entre universidade, produtores de café, empresas e cooperativasatuantes em Monte Carmelo e região.

 

O PICPlast apresentou os benefícios do mulching, filme plástico para coberturade solo no cultivo do café. Entre as vantagens, ressaltou a maiorretenção de umidade no solo, melhor desenvolvimento da planta cultivada, maiorcontrole de ervas daninhas, redução no uso de herbicidas, redução nos custoscom a mão de obra na capina, por exemplo, além do aumento significativo da produtividade.

 

Organizadopelo PET Institucional Agronomia (Programa de Educação Tutorial Institucional)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a coordenação da Profª GleiceAparecida de Assis, o evento recebeu mais de 150 cafeicultores, empresários,técnicos, pesquisadores e alunos de agronomia.

 

O Dia de Campo é uma das ações do PICPlast paraevidenciar a importância do plástico como solução sustentável ao agronegócio.Produtos como embalagens de ráfia, filmes de cobertura, lonas, cortinasavícolas, big bags, silo, wrap, cisternas, entre outras, oferecem benefícioscomo aumento na produtividade, redução de custos, otimização de recursoshídricos e maior rentabilidade para o produtor.