11/10/2016

Parceria entre PICPlast e SEBRAE estimula o crescimento de micro e pequenas empresas (RS)

Com o objetivo de estimular o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam nacadeia produtiva do plástico, o Plano deIncentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), desenvolvido pelaBraskem e pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), lançou, em 2016, no Rio Grande do Sul, um programaeducacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial, em parceria com o SEBRAE.

 

Participam do programa 15 empresas da transformaçãodo plástico da região. Todas elas passaram por um diagnóstico sobre suasnecessidades específicas e, a partir daí, receberam planos individuais decapacitação, dependendo do nível de maturidade de cada uma.

 

Entreessas empresas estão sendo realizadas 232 horas em consultorias sobre eficiênciaenergética, 433 horas em atendimentos sobre aperfeiçoamento de processo produtivoe 80 horas em consultorias para desenvolvimento de produtos, dependendo danecessidade de cada uma delas. Até meados de novembro, essas consultorias serãofinalizadas e o programa segue até o fim do ano com agendas de capacitação em gestãoe negócios, além de visitas técnicas, oficinas e palestras.

 

A adesão tem sido um pontopositivo no Rio Grande do Sul. Das 17 consultorias já encerradas, 95% atingirama satisfação plena dos participantes, sendo que 30% superaram a expectativa.

Aotodo, a parceria com o SEBRAE contempla 100 microempresas e empresas de pequenoporte brasileiras transformadoras de materiais plásticos localizadas nosestados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande doSul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com dados da ABIPLAST (2015), asmicro e pequenas empresas representam 93,4% do total das 11.559 empresas de transformadosplásticos do país.

 

 

Sobre o PICPlast

OPICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, é umainiciativa, criada em 2013 pela ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústriado Plástico e pela Braskem, que prevê o desenvolvimento de programasestruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformaçãoplástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtostransformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional ena gestão empresarial. www.picplast.com.br

 

Sobrea Braskem

ABraskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volumeanual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outrosprodutos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluçõessustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países,conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas noBrasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico -ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando paraaumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovemnovas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco nasustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.