11/10/2016

Parceria entre PICPlast e SEBRAE estimula o crescimento de micro e pequenas empresas (RS)

Com o objetivo de estimular o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam na cadeia produtiva do plástico, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) , desenvolvido pela Braskem e pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), lançou em 2016 no Rio Grande do Sul um programa educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial em parceria com o SEBRAE.

Participam do programa 15 empresas da transformação do plástico da região. Todas elas passaram por um diagnóstico sobre suas necessidades específicas e, a partir daí, receberam planos individuais de capacitação, dependendo do nível de maturidade de cada uma.

Entre essas empresas estão sendo realizadas 232 horas em consultorias sobre eficiência energética, 433 horas em atendimentos sobre aperfeiçoamento de processo produtivo e 80 horas em consultorias para desenvolvimento de produtos, dependendo da necessidade de cada uma delas. Até meados de novembro, essas consultorias serão finalizadas e o programa segue até o fim do ano com agendas de capacitação em gestão e negócios, além de visitas técnicas, oficinas e palestras.

A adesão tem sido um ponto positivo no Rio Grande do Sul. Das 17 consultorias já encerradas, 95% atingiram a satisfação plena dos participantes, sendo que 30% superaram a expectativa.

Ao todo, a parceria com o SEBRAE contempla 100 microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras transformadoras de materiais plásticos localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com dados da ABIPLAST (2015), as micro e pequenas empresas representam 93,4% do total das 11.559 empresas de transformados plásticos do país.

 

Sobre o PICPlast

PICPlast  - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, é uma iniciativa, criada em 2013 pela ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico e pela Braskem, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtos transformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. www.picplast.com.br

 

Sobrea Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovemnovas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.