10/10/2016

Parceria entre PICPlast e Sebrae estimula o crescimento de micro e pequenas empresas (RJ)

Com o objetivo de estimular o crescimento das micro e pequenas empresas que atuam nacadeia produtiva do plástico, o Plano deIncentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), desenvolvido pelaBraskem e pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), lançou, em junho de 2016, no Rio de Janeiro, umprograma educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial, emparceria com o Sebrae.

 

A partir do resultado, foi possível gerar o Planode Desenvolvimento Empresarial, com ações voltadas à melhoria de resultados nagestão financeira, de estratégias empresariais do negócio, apoio àimplantação de processos contínuos de gestão da qualidade, suporte à gestãocomercial e apoio, por meio de indicadores de desempenho à medição e resultadose tomadas de decisão para os negócios.

 

Até o momento, os empresários passaram por 28 horasde treinamentos em Gestão Financeira, 12 horas de consultoria por empresa e aimplantação de cinco ferramentas: Plano de Contas, Movimentode Caixa, Contas a Pagar, Contas a Receber e Fluxo de Caixa.

 

Umdos pontos principais do módulo de Gestão Financeira é o que trata dosrequisitos necessários para que as empresas possam definir o preço de seusprodutos/serviços e, assim, se tornarem mais competitivas. Ao final do módulo épossível afirmar que as empresas tiveram um alto grau de engajamento,apresentando uma média de presença de 90%. O segundo módulo é o de EstratégiasEmpresariais, que está sendo executado até o fim de outubro. O projeto total deverá ser realizado até meados de2017.

 

Estainiciativa em conjunto com o Sebrae é mais uma ação realizada pelo PICPlast, quevisa ampliar a competitividade das empresas brasileiras de transformação doplástico. Ao todo, a parceria com o Sebrae contempla 100 microempresas eempresas de pequeno porte brasileiras transformadoras de materiais plásticoslocalizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com dados da ABIPLAST(2015), as micro e pequenas empresas representam 93,4% do total das 11.559empresas de transformados plásticos do país.

 

 

Sobre o PICPlast

OPICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, é umainiciativa, criada em 2013 pela ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústriado Plástico e pela Braskem, que prevê o desenvolvimento de programasestruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformaçãoplástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtostransformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional ena gestão empresarial. www.picplast.com.br

 

Sobrea Braskem

ABraskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volumeanual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outrosprodutos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluçõessustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países,conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas noBrasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico -ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando paraaumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novastecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco nasustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.