22/11/2016

Empresários da transformação do plástico recebem treinamento em gestão e inovação

Inovação é um dos temas do programa de capacitação destinado a empresários da indústria da transformação brasileira do plástico, promovido pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa da Braskem - maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).
 
Em 2016, a capacitação envolve 10 empresas e cerca de 30 pessoas. Desde 2014, as capacitações no tema Inovação já envolveram mais de 20 empresas.
 
O objetivo é fomentar a competitividade dessa indústria, levando aos empresários do setor os conhecimentos sobre as ferramentas de gestão, de melhorias de processo e de inovação que estão disponíveis no mercado, além das formas de acesso a essas ferramentas e de adequação de cada uma delas ao tipo e tamanho da empresa em questão. Para tanto, os trabalhos são realizados com os empresários em grupo e também em atendimentos individuais para ajustes de estratégias. 
 
Segundo Luis Fernando Cassinelli, da Elabora Consultoria, responsável por ministrar os Módulos de Inovação às indústrias de transformação do plástico, os empresários envolvidos se mostram extremamente comprometidos e preocupados em estarem preparados para aproveitar as oportunidades que surgem em tempos de mudanças tão expressivas na economia e no mercado de modo geral. "Muitas vezes, ajustes finos na gestão abrem espaços e oportunidades para que as empresas se tornem mais competitivas", comenta Cassinelli. E completa: "há informação disponível, basta saber usar."
 
 
Sobre o PICPlast
 
O  PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, é uma iniciativa, criada em 2013 pela ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico e pela Braskem, que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtos transformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. www.picplast.com.br
 
Sobre a Braskem
 
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
 
Sobre a ABIPLAST
 
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.